A 4ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, ano lectivo de 2015/2016, promovido pela ALGAR, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve, chegou ao fim e a grande vencedora foi a Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão.
O concurso contou com a adesão de 45 escolas abrangendo uma população de 24.100 alunos. “Os resultados obtidos foram fantásticos, após 5 meses de intensivos trabalhos, contabilizaram-se mais de 137 mil quilos de resíduos recicláveis, correctamente separados e encaminhados para valorização via reciclagem“, divulgou a empresa em nota de imprensa.
Comparativamente com a 3ª edição deste concurso, a ALGAR verificou um aumento global nas quantidades recolhidas nas escolas participantes na ordem dos 39%.
A iniciativa que voltou a contar com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV) teve como destinatários os alunos, do primeiro ciclo ao secundário, de todas as escolas da região do Algarve.
Através do desenvolvimento de um conjunto de actividades, a comunidade escolar criou planos para a gestão dos resíduos melhorando o seu processo de separação/deposição selectiva.
Também as áreas residenciais circundantes às escolas participantes foram envolvidas neste processo, as iniciativas incluíram a sensibilização dos moradores para que encaminhassem para a ALGAR os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e que utilizassem correctamente os ecopontos.
Como incentivo à execução dos Planos de Gestão dos Resíduos que as escolas implementaram, a ALGAR e a SPV disponibilizaram formação e equipamentos para a deposição selectiva dos recicláveis, como Ecobags (para embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal), contentores para os REEE e Pilhões para as pilhas e acumuladores.
A Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão que apresentou o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos” com um total de 11 mil quilos de resíduos, no dia 15 de Junho, como reconhecimento pelo mérito alcançado, recebeu um computador de última geração.
Além disso a ALGAR ainda sorteou um Tablet entre os alunos que fizeram parte da equipa “Brigada da Reciclagem”, mentores das várias campanhas de sensibilização realizadas dentro e fora da escola.
Todos os participantes, para que não se esqueçam que o seu papel é fundamental e para que continuem o bom trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo, receberam Ecobags.
A ALGAR pretende continuar a promover este género de iniciativas, pelo que se prevê que exista uma 5ª Edição do concurso no ano letivo 2016/2017.
O objectivo será continuar a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida, não só do espaço escolar mas também de toda a comunidade e contribuir para a formação pessoal destes futuros cidadãos.