A Algar promove a iniciativa Portas Abertas, no próximo sábado, numa ação conjunta do Grupo Empresa Geral do Fomento, S.A. (EGF).
As visitas permitem dar a conhecer aos cidadãos os processos relacionados com a recolha e valorização de resíduos urbanos com o objetivo de aproximar as comunidades locais das estações de tratamento.
“Intitulada EGF Portas Abertas, esta iniciativa destina-se à população em geral, que tem a possibilidade de entregar, na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão (Barros de São João da Venda, 8135-026, Almancil) e no Aterro Sanitário de Portimão (Chão Frio, Porto de Lagos, 8500-800 Portimão) resíduos recicláveis e depositá-los nos ecopontos”, explica a Algar.
Na EGF Portas Abertas o visitante pode ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipas da Algar, S.A., do tratamento à valorização de resíduos.
Neste dia, as empresas do Grupo EGF estarão abertas ao mesmo tempo, num compromisso claro, a apresentar o processo a que os resíduos são submetidos.
A experiência compreende visitas guiadas às Unidades de Triagem, de Valorização Orgânica, aos Aterros Sanitários, às Estações de Transferência e aos Ecocentros e Centrais de Valorização Energética, para que seja possível perceber o que acontece aos resíduos depois de serem colocados nos respetivos contentores, desmistificar os mitos sobre a reciclagem e ainda clarificar as regras para a separação de resíduos.
As inscrições são gratuitas, limitadas às vagas existentes. Mais informações e inscrições através do número da Linha da Reciclagem – 800 911 400 (chamada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 19:00), do email: [email protected] ou no website.
Sobre a Algar, S.A.
A Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., é a empresa responsável, no Algarve, pelo sistema integrado de recolha seletiva, transferência, triagem dos materiais destinados à reciclagem, aproveitamento energético do biogás produzido em aterro sanitário, compostagem de resíduos verdes e o tratamento dos resíduos urbanos depositados em aterro sanitário, produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
A gestão do sistema multimunicipal é efetuada com respeito por elevados padrões de qualidade dos serviços prestados, atestada pela certificação da empresa em Qualidade, Ambiente e Segurança, de acordo com os referenciais normativos ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, algo que se torna particularmente relevante quando se processam cerca de 400.000 toneladas de resíduos urbanos/ano e serve mais de 400 mil habitantes, total de população que duplica durante a época sazonal.
Leia também: EGF revela que a recolha seletiva aumentou 5% em 2023