A última semana ficou marcada pelos distúrbios que ocorreram em vários bairros de Lisboa. Para além das sete pessoas que ficaram feridas, incluindo dois polícias, cinco autocarros foram danificados e foram incendiados 29 carros e sete motas. A somar a todos estes incidentes, chegou também o alerta para um novo método de roubo de veículos em Portugal, que envolve a colocação de papéis no vidro traseiro dos carros.
É comum ver nos automóveis estacionados pequenos papéis com anúncios, presos nos vidros traseiros. Ainda assim, se vir um destes papéis no vidro do seu carro, saiba que tanto se pode tratar de algum tipo de publicidade, mas também pode estar a ser alvo do novo método de roubo de veículos. Neste caso, a colocação de um papel no vidro traseiro é apenas uma manobra de distração.
A técnica funciona da seguinte forma: ao estacionar, os ladrões colocam discretamente um pedaço de papel, muitas vezes um recibo ou um documento qualquer, no vidro traseiro do veículo, revela a Mundial FM. Quando o condutor faz marcha-atrás e repara no objeto a bloquear a visão, é instintivo sair do carro para removê-lo, explica a mesma fonte.
É precisamente no momento em que sai do carro e deixa as portas abertas, que o criminoso aproveita para entrar no seu automóvel, para rapidamente fugir. Para além do veículo, muitos são os ladrões que levam também a carteira e outros pertences do proprietário do carro, uma vez que estes bens estavam todos no interior do veículo.
A Mundial FM sublinha que este esquema “está a causar preocupação entre os motoristas”, mas sugere uma forma de evitar ser alvo deste crime. Para se proteger deste método de roubo, caso encontre um papel preso no vidro traseiro do carro, não deverá abandonar a viatura. Deve, sim, trancar as portas e afastar-se imediatamente do local, removendo o objeto apenas quando estiver num ambiente seguro.
Leia também: Costuma fazer transferências por Multibanco? Saiba o limite máximo permitido