Alcoutim alcançou a 15ª posição, na tabela do índice de transparência municipal, relativo ao ano de 2017, num total de 308 municípios. No ano de 2013, o município ocupou o 229º lugar, tendo assim revelado uma subida de 214 posições desde esse ano, ocupando mesmo, actualmente, o terceiro lugar a nível regional.
O Índice de Transparência Municipal foi criado para se tornar uma ferramenta de capacitação dos cidadãos, com o objectivo de promover um maior envolvimento na vida autárquica e uma melhoria da qualidade da democracia local. Para além disso, visa ainda incentivar os municípios a melhorarem a qualidade da informação prestada aos cidadãos. Esta é uma avaliação anual da informação de interesse público, que é disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nas suas páginas oficiais.
Este é um reconhecimento dos esforços da autarquia
O Índice de Transparência Municipal é elaborado pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), em cooperação com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.
A Câmara Municipal de Alcoutim tem tido uma crescente preocupação em reforçar e consolidar a proximidade e a confiança dos seus munícipes, empresas, instituições e cidadãos no geral. Esse esforço é agora reconhecido pela posição do município no Índice, o que revela a visão estratégica da autarquia na utilização dos meios de comunicação digital, enquanto instrumentos de transparência da sua actuação.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim de Junho)