A autarquia alcouteneja apoia com 20 mil euros anuais a Associação Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana.
A celebração de um protocolo de colaboração com a Cumeadas foi aprovada em reunião de Câmara, a 14 de Fevereiro, com vista a garantir o desenvolvimento de acções de conservação e valorização do património natural, endógeno, agrícola e florestal, como as acções de silvicultura preventiva, para reduzir o risco de incêndios; acções de vigilância de incêndios e apoio ao combate (primeira intervenção, acções de rescaldo e vigilância após o rescaldo); ou acções de sensibilização junto das populações e a colaboração na organização de jornadas e eventos.
Com quase duas décadas de existência, a Associação sediada no Pereiro tem prestado um importante apoio aos produtores florestais alcoutenejos. A Cumeadas actua em todo o concelho de Alcoutim e também em duas freguesias do concelho de Castro Marim (Azinhal e Odeleite), com a principal missão dinamizar o investimento sustentável.