O Município de Albufeira instalou, durante a manhã desta sexta-feira, dois ecocentros móveis na presença do vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Ambiente e de técnicos da Divisão de Higiene Urbana e Espaços Verdes.
Os equipamentos, que foram colocados na Urbanização da Surfal e na Estrada da Galé, respetivamente, permitem a recolha de resíduos elétricos e eletrónicos, vidro, resíduos volumosos/monos, papel e cartão, plástico e metal.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “a aquisição dos dois ecocentros, com um valor de investimento de 24.354 euros tem por objetivo melhorar a recolha e reciclagem de resíduos que não têm espaço nos ecopontos comuns”, sendo que mais tarde o Município pretende alargar o projeto a outras zonas do concelho”.
Para quem reside nas imediações do ecocentro, Cristiano Cabrita, que acompanhou a instalação dos referidos equipamentos, na urbanização da Surfal e na Estrada da Galé, alerta para a “correta utilização dos mesmos”, ou seja, para o cuidado a ter com o que se deve ou não deve lá colocar.
Pequenos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – aqui pode Depositar ferros de engomar; torradeiras; facas elétricas, máquinas de barbear elétricas; balanças; batedeiras; câmaras de vídeo; ferramentas elétricas e eletrónicas de pequenas dimensões; varinhas mágicas e aparelhos para cuidados do corpo. Não Depositar – equipamentos elétricos e eletrónicos de dimensões superiores às bocas de entrada do equipamento móvel.
Vidro – Depositar garrafas; frascos e boiões. Não Depositar – loiças; cerâmicas; sacos de plástico; lâmpadas; frascos de medicamentos; vidro plano e janelas; cristais e espelhos.
Resíduos Verdes – Depositar restos de jardins (ramos, podas, relva, folhas, flores) sem terras ou outros contaminantes e aparas de madeira sem tratamento. Não Depositar – restos de jardim com terra ou pedras; plantas envasadas ou embaladas; varreduras com areia ou outros contaminantes e madeiras pintadas ou tratadas.
Resíduos Volumosos ou Monos Domésticos – Pode Depositar mobílias velhas; sofás; colchões; televisores ou micro-ondas. Não Depositar – resíduos volumosos que tenham dimensões superiores ao equipamento móvel.
Papel e Cartão – Depositar caixas de cartão; revistas; jornais; papel de escrita e impressão. Não Depositar – sacos de plástico; produtos tóxicos; papel sujo; fraldas; papel vegetal; papel plastificado e autocolantes.
Plástico e Metal – Depositar embalagens de plástico; pacotes de bebida; latas e sacos de plástico. Não Depositar – papel e cartão; pilhas; eletrodomésticos; outros produtos plásticos que não sejam embalagens.
Os interessados em mais informação devem contactar a Linha Azul – 808 202 492.
Leia também: Espanhóis irritados com turistas portugueses por prática em praias que vale multas de até 1.500€