A autarquia de Albufeira e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) entregaram um cheque de 3014 euros (dois por cada participante) à Fundação António Silva Leal, que presta cuidados e apoio solidário aos mais desfavorecidos e atua nas áreas da infância, juventude, adultos e idosos, em Albufeira.
A doação foi feita através do projeto ‘Basket solidário’, que em cada edição da Festa do Basquetebol, premeia um instituição à escolha da Câmara Municipal de Albufeira.
“Queremos que o basquetebol seja uma ferramenta para a defesa dos valores e da solidariedade. O futuro exige outra atitude da nossa juventude e temos de os ensinar a terem valores humanísticos. Podíamos pedir a cada Associação que desse ‘x’, mas não o fazemos. O que queremos é que cada um faça o pedido aos pais para que tragam uma verba, para saberem que é bom ser solidário. Darmos um prémio sem esse significado perdia o impacto que queremos ter com as atividades que fazemos com este programa social”, explicou Manuel Fernandes, presidente da FPB.
Valdemar Saleiro, presidente do Conselho Executivo da referida Fundação, em Albufeira, agradeceu a ajuda, e relembrou que podem sempre contar com a Fundação António Silva Leal. Revelou ainda que as vastas equipas da organização – que sofreu os efeitos da pandemia da Covid-19 – “fazem com que seja possível dar uma maior qualidade de vida a idosos, crianças, famílias e sem-abrigo sempre com a intenção de estar disponíveis para ajudar os outros”.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, realçou a importância de “incutir nas famílias e nos jovens o princípio da solidariedade, porque esta ajuda faz ver aos mais jovens que existem pessoas que precisam daqueles dois euros, multiplicados por vários”.