O projeto Erasmus+ “My Story – Our Europe“, coordenado pelo Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, foi distinguido com o prémio Boas Práticas ERASMUS+ Ensino Escolar 2020, informou hoje o agrupamento.
“Este projeto partiu do conceito de Storytelling, que é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, envolvendo emocionalmente os interlocutores. Esta metodologia permitiu explorar e incrementar a criatividade dos alunos e ainda encorajar práticas de inclusão, lê-se no comunicado.
Foi isso que, ao longo do projeto, foi proposto aos alunos dos quatro países envolvidos – Portugal, Roménia, Turquia e Itália: que explorassem interpretativa e criativamente histórias dos seus países e de outros países da Europa, dando a conhecer personagens e situações culturalmente ricas.
Os alunos aderiram com muito entusiasmo ao desafio que lhes foi lançado no sentido de explorar a herança cultural europeia. Ao longo dos dois anos, leram, selecionaram e criaram apresentações de histórias utilizando diferentes metodologias, como dramatização e sombras chinesas, vídeos animados recorrendo a plasticina e desenho e ainda livros eletrónicos.
“Todas estas atividades permitiram a inclusão de alunos com menor acesso a contextos de aprendizagem e formação sociocultural em ambiente internacional, promovendo não só a tolerância e a cooperação, mas também a aquisição e melhoria de competências linguísticas, constituindo uma mais-valia para todos os que nele participaram”, conclui a nota.
Boas Práticas 2020
“Sendo a Educação um dos pilares dos Direitos Humanos, as Agências Nacionais Erasmus+ celebraram o Dia Mundial dos Direitos Humanos com a realização do Evento de Boas Praticas 2020 onde revelaram a todos e a todas os projetos Erasmus+ das áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto que mais se destacaram em 2019”, refere a Agência Nacional Erasmus.
Pela quinta vez em Portugal, as Agências Nacionais Erasmus+ Educação e Formação e Juventude em Ação que gerem a implementação Programa Erasmus+ no nosso país, realizaram a sessão de divulgação dos prémios de boas práticas, que são atribuídos a Projetos Erasmus+ nas áreas da Educação, Formação e Juventude reconhecidos pela sua qualidade, inspirando outras organizações e potenciando o impacto do Erasmus+ na vida das organizações e dos jovens portugueses e, por essa via, na construção da Europa.
O Erasmus+ é um programa em transição prepara-se para iniciar um novo ciclo para os anos de 2021 a 2027 e será apresentado no decorrer da Presidência Portuguesa da União Europeia, o que nos deixa cheios de orgulho.
A notoriedade do programa e o reconhecimento do seu valor para o projeto europeu, para a internacionalização das nossas instituições, para a criação de um espaço único da educação na Europa, para a juventude e o voluntariado, para a promoção da inclusão, respeito pala diversidade, aposta no digital ou mesmo no combate às alterações climáticas, foi reconhecido e referenciado pelo painel de ilustres convidados, o diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Luís Alves, a diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Cristina Perdigão, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
Às instituições vencedoras deste ano foram: o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, o Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães, a Escola de Comércio do Porto, a Escola Profissional de Alte, CIPRL, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL. (CESPU), Universidade do Minho, Agrupamento de Escolas de Alvalade, Advancis Business Services, Lda, Instituto Politécnico de Setúbal, ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, AML – Associação Mãe Limão, CERCIOEIRAS – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade, CRL, Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira e o Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses.
Para saber tudo sobre estes projetos deixamos aqui a ligação para a Brochura de Boas Práticas 2020, se não teve oportunidade de assistir ao evento deixamos aqui o link para que o possa fazer.
RELACIONADO:
Novo ascensor permite mobilidade total na EB José Carlos da Maia em Olhão
Escola Paula Nogueira de Olhão considerada a melhor da Turma da Sardinha
Escola de Olhão é uma das vencedoras do 10.º Concurso Sardinhas de Lisboa
Há mais professores a viver em parques de campismo no Algarve
Entrega de material escolar e tablets já tem data marcada em Olhão
Alunos do Agrupamento Paula Nogueira recebidos na autarquia
Jovens olhanenses aprendem Jogo do Moinho nas escolas [fotogaleria]
Olhão: Lançada primeira pedra das obras de requalificação da Escola Básica Nº 5 [com fotogaleria]