Aqueles que não têm o hábito de cozinhar ou não o consigam fazer, certamente já ouviram várias vezes a expressão “nem um ovo estrelado sabe fazer”. Esta foi a premissa que levou o espanhol Javier Yzuel a desenvolver a ideia de começar a vender ovos estrelados pré-cozinhados. “Há 10 ou 15 anos, cozinhava porque tinha oportunidade para o fazer. Agora, raramente tenho disponibilidade para isso”, refere o autor da ideia.
O projeto foi para a frente e a verdade é que, em 2022, a novidade foi integrada na Hacendado, a marca própria da Mercadona, uma cadeia de supermercados espanhola, com lojas também em Portugal. Cada embalagem vinha já com dois ovos estrelados e custava 1,80 euros. As gemas estavam no ponto, isto é, encontravam-se líquidas, pelo que era apenas necessário aquecer os ovos no microondas durante meio minuto.
Embora muitos achassem a “ideia genial”, foram mais os que criticaram a venda de ovos estrelados embalados. As críticas alertavam para o incentivo à venda de produtos pré-cozinhados, para além do uso excessivo de plástico. Na altura, Javier Yzuel respondeu às críticas e garantiu estarem a trabalhar para que os ovos passassem a ser vendidos em recipientes feitos com fibras recicláveis. O que é certo é que perante a onda de contestação, a Mercadona deixou de vender o produto, sendo que nas lojas em Portugal nunca chegou a estar nas prateleiras.
Hoje não pode encontrar ovos estrelados embalados à venda nas lojas Mercadona, mas no país vizinho estes continuam a ser fabricados. A NiT cita o autor da ideia, que diz saber de uma empresa em Burgos que “fabrica agora 65 mil ovos congelados por dia”. Há uma outra fábrica na província de Aragão que “fabrica mais de 40 mil ovos estrelados diariamente, sem sal, aditivos nem conservantes”. Estes são vendidos, sobretudo, a cadeias de hotéis e de fast food.
Leia também: Espanhóis elegem vila algarvia um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês