Entre os dias 8 e 11 de Setembro Monte Gordo volta a receber as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores. Procissão e concerto com Ágata são pontos altos do cartaz.
As comemorações têm início no dia 8 de Setembro, quinta-feira, com o tradicional torneio do jogo do burro. Às 22 horas tem lugar a actuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha, seguindo-se, às 22.45 horas, um espectáculo de Dança Flamenca pela Academia de Baile Gracia Diaz.
No dia seguinte, sexta-feira, as actuações começam pelas 22 horas, com a Academia de Ballet Contemporâneo. Mais tarde, às 22.45 horas, a animação musical tem a assinatura do músico cubano Baby Lores, percursor na área do reggaeton (estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha) e responsável pela produção musical de grupos internacionalmente conhecidos como Eddy K, Gente de Zona, Acento Latino ou Orishas.
No sábado, o dia está reservado para actividades para os mais novos, estando ainda agendado o jogo de veteranos Beira Mar x Campinense, bem como as habituais celebrações religiosas na igreja de Monte Gordo. A animação de sábado à noite tem início às 22 horas e está a cargo de Luís Guilherme e do Duo Reflexo.
O ponto alto das festas é a procissão religiosa, no domingo, dia 11 de Setembro, pelas 17 horas. Marcada por um cariz muito característico, a celebração religiosa percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.
Também no domingo, às 22 horas, a zona poente de Monte Gordo recebe um concerto de Ágata.
A encerrar o cartaz, à meia-noite, segue-se o tradicional fogo-de-artifício, que iluminará a Avenida Marginal, junto à praia.