Em 2017, na véspera de Natal, Richard Kostigen andava a tropeçar pela marina de Long Wharf, na cidade de Boston, a cair de bêbedo e com ideação suicida.
Foi nesse estado que o homem de 57 anos escorregou no gelo e bateu com os dentes no chão. Perdeu um mas ganhou um novo rumo quando decidiu procurar a irmã para pedir ajuda no combate ao seu pior inimigo: o alcoolismo. O vício da bebida arruinou-lhe o casamento e a carreira no sector imobiliário. Esta é a forma de ver o copo meio vazio da história.
Depois de um período numa clínica de reabilitação, Kostingen está sóbrio há mais de quatro anos, graças a uma tecnologia pensada para auxiliar pessoas com a vida afogada neste comportamento aditivo.
Trata-se de uma app, desenvolvida pela DynamiCare Health, que paga 5 dólares (4,62 euros) aos utilizadores por cada dia em que se mantenham sóbrios.
Inicialmente, quando começou a testar a tecnologia, Richard Kostingen estava bastante cético relativamente à eficácia desta ferramenta para o livrar do alcoolismo.
“Parecia muito surreal que esse pedaço de tecnologia que eu segurava nas minhas mãos todos os dias pudesse ajudar”, conta, citado pelo jornal “The Boston Globe”. Atualmente, ele próprio trabalha no apoio ao cliente da DynamiCare Health e assegura que tem “uma vida maravilhosa e não poderia estar mais feliz”.
Enquanto Kostingen ficava sóbrio, a aplicação dava-lhe pequenas recompensas monetárias num cartão de crédito que poderia ser facilmente monitorizado e bloqueado pelos criadores, caso fosse detetada qualquer compra suspeita. Além disso, o cartão não pode ser utilizado em bares, lojas de bebidas ou casinos.
A app envia igualmente mensagens encorajadoras e uma lista com os objetivos que já foram cumpridos pelos utilizadores.
A DynamiCare disponibilizou o serviço para investigadores, unidades hospitalares, centros de tratamento e até mesmo seguradoras. A aplicação ajuda os profissionais de saúde, mantendo-os atualizados sobre o progresso de um paciente.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL