Os resultados provisórios de afluência às urnas pelas 16 horas indicam a nível nacional uma afluência de 44,38%, revelam os dados oficiais publicados Pela Secretaria-Geral da Administração Interna, órgão responsável pelo avanço dos dados eleitorais.
Às 12 horas, como o POSTAL noticiou a afluência registada às mesas de voto estava em 20,65% o que faz com que já se possa afirmar que mais gente se deslocou às urnas entre as 8 horas e o meio-dia do que entre as 12 horas e as 16.
Mais de 369 mil portugueses estão recenseados no Algarve e podem hoje, desde as oito e até às 19 horas, exercer o direito de voto.
No país o número de leitores ultrapassa os 9,6 milhões que podem escolher durante o dia de hoje os deputados à Assembleia da República. Dos resultados eleitorais sairá o próximo Governo de Portugal.
Recorde-se que do texto da Constituição da República Portuguesa, “o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.
Em Faro a afluência às urnas visitadas pelo POSTAL está a decorrer com normalidade e em algumas das secções de voto decorriam esta manhã sondagens à boca da urna para canais televisivos.
14 escolhas na região para elege 230 deputados
No Algarve concorrem às eleições 14 forças partidárias, uma vez que, o Portugal Pró-vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) e o Juntos pelo Povo (JPP) não apresentaram candidatura no círculo eleitoral regional onde se podem eleger nove deputados.
A nível nacional os votos vão decidir a composição do Parlamento com 230 deputados, lugares a que concorrem 16 forças partidárias entre as quais três coligações: Portugal à Frente (PSD / CDS-PP), LIVRE / Tempo de Avançar (Movimento Alternativa Socialista (MAS) / Partido Trabalhista Português (PTP)) e CDU (PCP / PEV (Partido Ecologista Os Verdes).
Os votos vão decidir assim a composição do Parlamento com 230 deputados, lugares a que concorrem 16 forças partidárias entre as quais três coligações: Portugal à Frente (PSD / CDS-PP), LIVRE / Tempo de Avançar (Movimento Alternativa Socialista (MAS) / Partido Trabalhista Português (PTP)) e CDU (PCP / PEV (Partido Ecologista Os Verdes)).
Quanto a partidos concorrem ao acto eleitoral: Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Livre/Tempo de Avançar, Juntos pelo Povo (JPP), Nós, Cidadãos! (NC), Portugal pro vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Unitário dos Reformados Portugueses (PURP), Partido Popular Monárquico (PPM), AGIR! e Pessoas-Animais-Natureza (PAN).
No Algarve concorrem às eleições 14 forças partidárias, uma vez que, o Portugal Pró-vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) e o Juntos pelo Povo (JPP) não apresentaram candidatura no círculo eleitoral regional onde se podem eleger nove deputados.