Dados positivos no total do ano quanto ao aeroporto são um dos principais resultados da análise do 4º relatório de conjuntura trimestral sobre mobilidade e transportes feito pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve que encerrou o ano de 2015.
Segundo a CCDR Algarve “o Aeroporto Internacional de Faro registou um total de 7.961 voos e de 1.090.967 passageiros (movimento comercial). Relativamente ao trimestre homólogo anterior, destaca-se o aumento de 7,0% quanto ao número de voos, enquanto o movimento de passageiros aumentou 9,0%. Este aumento constitui a sétima variação trimestral homóloga positiva consecutiva, e permite concluir o ano de 2015 com um valor superior em 4,1% ao valor apurado para o ano de 2014”.
No último trimestre do ano “o aeroporto movimentou um total de 67.179 passageiros com os restantes aeroportos do espaço nacional, valor que corresponde a 6,2 % do total do movimento de passageiros no trimestre”.
De uma forma geral a análise da CCDR revela que “os indicadores do 4º Trimestre de 2015 confirmam a consolidação da retoma dos fluxos de tráfego nos principais eixos rodoviários, designadamente na A22 e na A2”.
Relativamente ao transporte público, e segundo a mesma entidade, “destacam-se principalmente os acréscimos nos movimentos de passageiros nas ligações inter-regionais (comboio e autocarro) embora, à escala da região, os movimentos nestes modos de transporte apresentem decréscimos, com algum significado sobretudo no modo rodoviário”.
Comboios regionais perdem passageiros
O serviço regional do modo ferroviário (Lagos – Vila Real de Santo António) movimentou um total de 381.799 passageiros, um decréscimo de 1,2% relativamente ao trimestre homólogo anterior. O serviço de Longo Curso (ligações dos serviços Alfa e Intercidades) movimentou um total de 146.426 passageiros, um acréscimo de 10,0% relativamente ao trimestre homólogo anterior.
No caso do serviço regional, destaca-s”e a interrupção de uma série de nove trimestres consecutivos de variações homólogas positivas; no caso do Longo Curso, releva-se o facto de este ser o décimo trimestre consecutivo de variações homólogas positivas (série iniciada no 3ºT 2013)”, revela a CCDR.
Quanto ao Tráfego Médio Diário (TMD) nos eixos rodoviários principais destaca-se, relativamente ao trimestre homólogo anterior: um aumento de 11,2% do TMD no troço da A2 “Almodôvar / S. B. Messines” (6.150 veículos) e um aumento de 16,6% do TMD na A22 (7.615 veículos).
A2 e A22 com tráfego a crescer
Também neste trimestre, para ambas as vias estruturantes (A2 e A22), os sinais de recuperação consolidam-se. São já 10 trimestres consecutivos de variações positivas (séries iniciadas no 3ºT 2013). Embora os valores não sejam ainda suficientes para compensar as perdas no período anterior ao 3ºT2013, destaca-se no entanto que o número de trimestres das séries positivas (10) já quase alcançou o número de trimestres do período de perdas sucessivas (11).
A bateria de dados da CCDr revela ainda que “nos eixos rodoviários secundários, destaca-se: um aumento de 1,2% no troço do IC1 (S. B. de Messines/ Tunes), paralelo à A2 (5.816 veículos); um aumento de 3,7% no troço da N125 (S. J. Venda/ Nó da A22 – Faro), com 39.468 veículos; um decréscimo de 2,3% no troço da N125 (Odiáxere/ Estômbar), com 19.849 veículos; um aumento de 6,1% no troço da N125 (Tavira/ Olhão – Acesso à A22), com 13.540 veículos. Há ainda a registar, nos restantes dois pontos de contagem: um aumento de 6,3% no troço da N120 (Odeceixe/ Aljezur), com 3.123 veículos; e um acréscimo de 6,0% no troço da R270 (S. B. de Alportel/ Sta. C. Fonte do Bispo), com 2.534 veículos”.
Transportes colectivos por estrada
Quanto ao movimento de passageiros no transporte colectivo rodoviário, destaca-se: uma diminuição de 1,9% no movimento das ligações urbanas (1.178.857 passageiros); uma diminuição de 0,7% no movimento das ligações inter-urbanas (1.472.090 passageiros); um aumento de 4,3% no movimento das ligações inter-regionais (161.348 passageiros); e uma diminuição de 9,3% no movimento das ligações internacionais (carreira Lagos – Sevilha), com 4.683 passageiros.
Como principal destaque neste modo de transporte há essencialmente a salientar o segundo trimestre consecutivo de perda no volume de passageiros nas ligações urbanas e nas ligações inter-urbanas, a sétima variação trimestral homóloga positiva consecutiva no movimento das carreiras inter-regionais e o segundo trimestre consecutivo de perda no volume de passageiros nas ligações internacionais.