Adriano Pimpão, professor, investigador e antigo reitor da Universidade do Algarve, recebeu esta segunda-feira o título de Economista Emérito, atribuído pela Ordem dos Economistas.
A cerimónia teve lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro, organismo onde desempenhou as funções de diretor regional do Planeamento entre 1986 e 1989.
Na celebração dos 25 anos da sua existência, a Ordem dos Economistas está a galardoar com o título de Economista Emérito, aquelas e aqueles que se distinguiram com percurso profissional e cívico de reconhecido mérito.
Este título foi atribuído ao professor Adriano Pimpão pelo seu percurso de destaque na área universitária e de investigação, assim como pela sua intervenção cívica e política ao serviço de Portugal.
Percurso de Adriano Pimpão
Adriano Lopes Gomes Pimpão nasceu em Lisboa a 25 de agosto de 1948. É licenciado em Finanças (ISCEF, atual ISEG), Universidade Técnica de Lisboa (1972); é doutorado em Economia, Universidade Técnica de Lisboa (1985), possui o DEA (Diplome d ́Études Approfondies) em Economia Pública, Université Paris X – Nanterre (1980)
Adriano Pimpão foi monitor, assistente e professor auxiliar no ISEG (1971 – 1986); tendo lecionado as disciplinas Gestão Financeira, Economia Industrial, Teoria e Técnicas de Planeamento, Avaliação de Projetos.
Foi docente convidado (como Técnico do GEBEI), responsável por seminários da disciplina de Planeamento e Avaliação de Projetos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1980 – 1982); professor auxiliar convidado do curso de mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade Técnica de Lisboa (1986).
Desempenhou também as funções de professor auxiliar, professor associado, professor catedrático na Universidade do Algarve (1986 – 2013), tendo lecionado as disciplinas de Economia Industrial, Análise de Projetos, Moeda e Crédito, Economia Pública, Economia da Saúde, Finanças Públicas. É professor catedrático emérito (desde 2013) na Universidade do Algarve.
Na Universidade do Algarve foi ainda diretor do Programa de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais.
Adriano Pimpão foi técnico superior no Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial (GEBEI, 1972 – 1985) e investigador na Universidade do Algarve responsável por vários projetos na área do turismo e da economia regional.
Integram o seu currículo várias publicações no âmbito das atividades do GEBEI de que se destacam: “Metodologia para a Construção de Matrizes”, (1975); “Sistema de Matrizes para o Continente Português” (1975 e 1977) “Multiplicadores Setoriais para Portugal”, (1976); “Análise Intersectorial das Empresas do Setor Empresarial do Estado”, (1984) “Impacto do IVA na Economia Portuguesa”, INCM, (1984) e “Análise Macroeconómica da TAP – Air Portugal”, (1985).
Foram ainda divulgados diversos documentos de trabalho sobre a aplicação das técnicas input-output (modelos de Leontief) aos setores da petroquímica (Companhia Nacional de Petroquímica), da siderurgia (Siderurgia Nacional) e do vidro (Covina)
Como investigador na Universidade do Algarve publicou cerca de duas dezenas de artigos e vários capítulos de livros nas áreas da Economia Regional, Economia do Turismo e do Transporte Aéreo.
Leia também: