A Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO) disponibilizou aos Bombeiros Municipais da cidade uma viatura e diverso material destinado à recolha e tratamento de animais.
A carrinha da ADAPO encontra-se equipada com tudo o que é necessário quando se trata de recolher da via pública cães ou gatos em situação de perigo, bem como prestar os primeiros cuidados até uma eventual chegada ao veterinário: jaulas, laço e material de primeiros socorros ficarão agora à disposição dos Bombeiros Municipais, sobretudo no período da noite e aos fins-de-semana.
Célia Caravela, presidente da ADAPO, faz questão de sublinhar a boa relação institucional que existe, quer com os bombeiros, quer com a autarquia: “Os bombeiros sempre colaboraram com a ADAPO. Em situações de maior dificuldade, como de noite ou em salvamentos mais complicados, os bombeiros nunca se negam sempre que solicitamos a sua ajuda. Olhão é a cidade do Algarve em que esta preocupação com o bem-estar animal melhor funciona, até com a parceria com a Câmara ao nível das campanhas de esterilização”, afirmou Célia Caravela.
Do lado dos Bombeiros Municipais, o comandante Luís Gomes sublinha a importância de ter à disposição dos profissionais este equipamento. “Com estes equipamentos, melhora significativamente o nosso trabalho. Humanizamos este tipo de serviço. Esperamos que desta forma possamos consolidar mais ainda todo o trabalho que já vínhamos fazendo em conjunto, relativamente a esta vertente dos animais”, disse o comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão.
De recordar que alguns dos elementos dos Bombeiros Municipais já haviam participado, em Fevereiro, numa acção de formação de primeiros socorros em animais, promovida pela ADAPO, e cujas verbas angariadas permitiram que a associação de defesa animal doasse ao corpo de bombeiros um conjunto de máscaras de oxigénio.