A numismática, a ciência das moedas e medalhas, continua a ser uma paixão para colecionadores e investidores, e o mercado das moedas é seguido por muitos colecionadores. Coleções de moedas antigas podem atingir valores muito elevados, mas também existem moedas contemporâneas que podem valer quantias significativas, especialmente se forem exemplares raros ou comemorativos.
São objeto de grande interesse por parte de colecionadores, muitos dos quais estão dispostos a pagar preços elevados por essas peças.
Para muitos, as moedas de um, dois e cinco cêntimos podem parecer que só atrapalham na carteira. No entanto, para os mais atentos, algumas destas moedas podem ter um valor considerável no mercado numismático, podendo até ultrapassar os 800 euros por unidade.
Veja agora a lista das moedas de cinco cêntimos mais raras elaborada pelo Executive Digest, que têm um valor de mercado avaliado nas centenas de euros:
- 1 – Itália 2022 – Existe uma moeda italiana de cinco cêntimos que apresenta no reverso uma imagem do Coliseu de Roma. Embora não seja das mais valiosas, alguns colecionadores estão dispostos a pagar até 80 euros por estes exemplares.
- 2– Bélgica 2004 – Esta moeda apresenta no verso o que parece ser um trevo da sorte. Pode atingir um valor entre 300 a 400 euros.
- 3 – Grécia 2002 – Por ser uma moeda muito antiga, é difícil de encontrar. Por ser uma moeda rara, pode chegar a valer quase 500 euros.
- 4 – França 1999 – Sendo esta uma das moedas de cinco cêntimos mais antigas, o seu valor é bem significativo. Por terem sido das primeiras a ser produzidas e apresentarem um pequeno defeito, encontram-se fora de circulação. Se possui uma destas moedas, pode valer mais de 800 euros quando vendida a um especialista numismático.
Leia também: Desconfiado que tem uma moeda rara? Conheça as moedas de 1€ e 2€ mais valiosas