É a penúltima obra do programa Faro Requalifica I, posto em prática pela autarquia da capital de distrito para requalificar um conjunto alargado de vias urbanas e não urbanas do concelho. Com a obra na estrada municipal (EM) 520 entre a Falfosa e o centro de Santa Bárbara de Nexe requalificou-se assim um dos principais eixos rodoviários da freguesia farense.
Já pavimentada e com as marcas horizontais pintadas no pavimento, como o POSTAL testemunhou, este troço que se encontrava em avançado estado de degradação está agora perfeitamente transitável em condições de conforto e, acima de tudo, de segurança.
A execução desta obra representa um investimento de cerca de 120 mil euros e pretendeu, segundo a Câmara liderada por Rogério Bacalhau, “melhorar as condições de segurança e conforto da ligação naquela via, a qual não recebia qualquer melhoramento há mais de dez anos. Os trabalhos consistem na repavimentação e nivelamento de todo o troço, no arranjo das bermas e na implementação de sinalização horizontal e vertical”, refere a autarquia. A Câmara optou ainda por fazer a marcação horizontal da estrada de forma integral, desde o Patacão ao centro de Santa Bárbara de Nexe.
A intervenção, cujo investimento é na totalidade da câmara local, “vem dar resposta a reivindicações antigas da população da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, melhorando o acesso às diversas localidades da freguesia”, refere a mesma autarquia.
Faro Requalifica I está a terminar
Para terminar o Faro Requalifica I apenas falta executar a obra de requalificação da EM 520-1, ligação Santa Bárbara a Valados (rotunda do IKEA), cuja adjudicação já foi contratualizada pela autarquia como o POSTAL noticiou, uma obra que arrancará no próximo dia 16.
Recorde-se que no programa ‘Faro Requalifica’ a autarquia requalificou a Estrada de São Brás (86,4 mil euros) – um dos principais acessos à cidade -, a estradinha do Monte Ventura, na Lejana de Cima, e um dos acessos à urbanização da Lejana de cima, a Rua Serpa Pinto (48,5 mil euros) e a Rua da Alfândega (44,1 mil euros), bem como a rotunda frente ao Hotel Faro.
A autarquia fez obra também na ligação à Conceição de Faro pela Estrada da Penha (53,7 mil euros), na Rua Jornal o Algarve (31,5 mil euros), na Rua José de Matos (82,4 mil euros), a Rua Egas Moniz, no Montenegro (59,1 mil euros), e em vários arruamentos em Estoi (37,8 mil euros), tal como nas ruas do Alportel e Dr. Guilherme Centazzi e a conclusão da semaforização da Avenida Gulbenkian (54 mil euros).