Biorgânico é o nome do novo restaurante situado em Quarteira que está a conquistar residentes e turistas. Segundo Ricardo Barbosa, proprietário do estabelecimento, “este espaço é 100% biológico, orgânico e vegan… Aqui até os animais são bem-vindos e servidos com biscoitos vegan”.
O responsável juntamente com a mulher (Renata Barbosa) e o chefe Charles “mergulharam” neste desafio há cerca de cinco meses.
O proprietário do espaço explicou ao POSTAL que estudou gestão agrícola no Brasil e chegou a Portugal no ano passado com a ideia inicial de fazer plantações de vinha, no entanto, não chegou a concretizá-la.
“Nós fazemos uma alimentação saudável há muitos anos e pensámos: porque não abrir um espaço? Aquilo que fazemos não é só para nós, é para todo o mundo. O que fazemos aqui é transformar comida, transformar os vegetais”, explica.
Ricardo Barbosa afirma que “antigamente existiam muitas pessoas que não entendiam o que era ser vegetariano ou vegano porque também não sabiam cozinhar aqueles alimentos”.
“As pessoas achavam que era só meter na panela com água e sal e servir, no entanto, não é bem assim. Nós criamos verdadeiras obras de arte”, afirma.
O Biorgânico é um restaurante totalmente biológico e vegan que está situado no Largo Afonso de Albuquerque 8, em Quarteira. As frutas e verduras são provenientes de uma quinta, situada em Lagos. “Fazemos questão de ir lá todos os meses acompanhar a produção dos alimentos”, afirma.
“Nós trabalhamos muito com as frutas da época no que toca aos sumos naturais e temos sempre a preocupação de comprar produtos locais”, conta.
O responsável salienta que “apostar numa alimentação biológica é essencial, primeiramente pela questão da saúde. O não uso de agrotóxicos, pesticidas ou fitossanitários é algo importante, pois estas substâncias alteram o nosso organismo ao longo dos anos”.
“Depois, é inegável o dano que estas substâncias químicas provocam na natureza. Existem alimentos que não têm potássio ou magnésio por causa do solo estar destruído”, relembra.
Ricardo Barbosa diz que “uma cultura biológica não é necessariamente mais cara e isto nada mais é do que aquilo que os nossos avós e bisavós faziam, um cultivo sem agrotóxicos”.
Ricardo Barbosa fez um estudo do mercado antes de abrir o espaço
Ricardo Barbosa visitou vários sítios de norte a sul do país antes de abrir este conceito. “Queria entender a forma como trabalhavam e o porquê de abrirem este tipo de estabelecimentos”.
“Quanto a nós, a razão principal foi a saúde. Eu era hipertenso e agora já não sou devido à alimentação saudável”, enfatiza.
O proprietário do Biorgânico explica que “o espaço foi todo reconstruído à nossa maneira”.
“Não usamos qualquer tipo de plástico no nosso espaço e temos igualmente alguns produtos para venda. Nestes meses já vendemos,
por exemplo, 36 copos menstruais. Existem ainda chás, infusões, seis ou sete tipos de leite vegetal e até cervejas biológicas”, refere.
Ricardo Barbosa salienta ainda que este é um estabelecimento muito
flexível: “se o cliente vier aqui e quiser algo que nós não temos, nós
fazemos”.
“Temos um menu do dia que é constituído por sopa, prato principal e bebida”, destaca.
Ricardo Barbosa diz que “a partir da próxima semana o restaurante vai ter ainda mais tipos de massas”.
“No nosso estabelecimento até o café é biológico. Temos ainda um Açaí que é 100% orgânico”, salienta.
O proprietário deixa o convite: “venham visitar-nos e conhecer as verdadeiras obras de arte que executamos com a comida. Garanto-vos que não se vão arrepender!”
Saiba mais na página de facebook.
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)