Uma noite repleta de emoções e homenagens marcou o 40.º aniversário da Associação de Bem-Estar Social da Freguesia do Azinhal (ABESFA), que decorreu esta quinta-feira, dia 24, com a presença da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, no Castro Marim Golfe & Country Club.
O evento começou com a apresentação de um novo veículo elétrico financiado no âmbito da Medida PRR- TO 1.1 Mobilidade Verde, que foi entregue à associação, seguido da estreia e da transmissão do pequeno filme “ABESFA – Um Ato de Solidariedade”, produzido pelo Município de Castro Marim, que pretendeu retratar o trabalho diário da instituição, reconhecer o empenho e recordar o passado, agora disponível no YouTube.
A primeira intervenção da noite ficou a cargo do diretor técnico da associação, Jorge Martins, que além de agradecer a todos os colaboradores e parceiros desta longa caminhada e de ter sido homenageado inesperadamente pelos seus colegas de trabalho, anunciou novos projetos.
A antiga Escola Primária do Azinhal será transformada numa creche e pré-escola, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e apoio do Município de Castro Marim, enquanto ao mesmo tempo existe o objetivo de criar uma Habitação Colaborativa e Comunitária na aldeia.
Um dos grandes destaques da noite foi o anúncio da atribuição do nome do ex-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, José Estevens, falecido em maio de 2023, à Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, num momento que contou com a presença da família do antigo autarca.
A secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, durante a sua intervenção, demonstrou empatia e sensibilidade com todo o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos 40 anos pela ABESFA, apelando para que este continue por muito mais tempo.
A noite contou ainda com as intervenções do presidente da ABESFA e da Junta de Freguesia do Azinhal, António Pereira, bem como do presidente do Município de Castro Marim, Francisco Amaral e da vice-presidente da Câmara Municipal, Filomena Sintra.
“São 40 anos de entrega aos outros, de amor ao próximo e de solidariedade com os mais desprotegidos”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
O autarca acrescentou ainda que “é importante reconhecer este trabalho e esta dedicação” e “acima de tudo, é importante estar ao lado e apoiar nas horas difíceis, que também as têm, estas instituições”.
“Bem-haja a todos os que contribuem para aliviar o sofrimento e dar alguma qualidade de vida a estes algarvios que merecem ser tratados com o mínimo de dignidade”, concluiu.
Ao longo do jantar foram ainda entregues diversas distinções e reconhecimentos a sócios fundadores, aos colaboradores, às individualidades relevantes para a instituição, aos parceiros comerciais e a entidades oficiais, intercaladas com momentos musicais a cargo de André Ramos e Teresa Nunes.
Ao longo dos últimos 40 anos, a ABESTA tem oferecido cuidado e apoio àqueles que enfrentam doenças crónicas e complexidades clínicas, e que necessitam de assistência contínua, fundada a 24 de outubro de 1984 no interior do concelho de Castro Marim e do Algarve.
Cada utente tem sido valorizado como uma pessoa única, com a sua própria história, através de uma equipa altamente qualificada que presta cuidados na Unidade de Longa Duração e Manutenção e no Serviço de Apoio Domiciliário.
Leia também: Conheça a moeda de 1 centavo português que pode ter em casa e que vale 85.000€