Estamos na época do frio e, enquanto é normal sentir o ar gelado na rua, ninguém quer essa sensação dentro de casa, onde o ambiente deveria ser quente e acolhedor. Se o aquecedor e os cobertores não são suficientes, talvez seja altura de perguntar: o que se passa? Segundo o site ‘HuffPost’ , as janelas são, geralmente, a principal causa de uma casa fria e cheia de correntes de ar. De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, 30% da energia usada para aquecer uma casa pode escapar pelas janelas . Contudo, há outras razões que podem fazer com que a sua casa pareça mais fria do que deveria estar. Segundo especialistas, vale a pena identificar e resolver esses problemas rapidamente.
Katie Whitaker, fundadora da empresa de reparações domésticas ‘Handyma’am’, sedeada em Nova Iorque, refere que uma das causas mais comuns de uma casa fria é o aparelho de ar condicionado de janela deixado no lugar durante o inverno . “É uma caixa projetada para movimentar o ar, por isso é exatamente isso que ela faz”, explica. Whitaker recomenda retirar o aparelho durante os meses frios para permitir que a janela feche completamente.
No entanto, para quem não pode remover o ar condicionado – como inquilinos com pouco espaço de arrumação –, há outra solução. “Pode comprar uma cobertura à prova de intempéries, para o interior e o exterior ”, sugere Whitaker, citada pela Executive Digest. “Essas capas não apenas evitam correntes de ar, como também impedem a entrada de insetos, bolores ou qualquer crescimento indesejado dentro da máquina.”
Se a sua casa tiver aberturas de ventilação no chão, verifique se estão abertas. Fechar as saídas de uma divisão pouco usada pode parecer uma boa ideia, mas na verdade torna o sistema de aquecimento e ventilação menos eficiente.
“Durante o verão, algumas pessoas fecham as grades de ventilação para reduzir a refrigeração em certos espaços e depois esquecem-se de reabri-las no inverno”, explica Shanika Whitehurst, diretora associada de sustentabilidade de produtos na organização ‘Consumer Reports’ . “Depois perguntam-se: ‘Porque é que esta divisão está tão fria?’” A solução, nestes casos, é simples: basta reabrir as aberturas.
Se o seu radiador demorar muito tempo a aquecer ou tiver algumas áreas que permanecem frias, pode não estar a funcionar como deveria. Katie Whitaker explica que, com o tempo, a acumulação de água dentro do radiador reduz o espaço disponível para o vapor quente e o ar fluírem, tornando o aquecimento mais eficiente. “Quando isso acontece, é necessário drenar o radiador ”, aconselha Whitaker, um processo que geralmente implica desligar a energia da caldeira e a entrada de água antes de abrir a válvula de drenagem.
Outro ponto importante: os móveis em frente ao radiador podem bloquear a circulação de calor. Shanika Whitehurst recomenda afastar sofás ou outros objetos que possam impedir que o calor se distribua pelo espaço.
Se utiliza uma caldeira para aquecimento, é importante verificar regularmente o filtro de ar . Um filtro entupido com pó e detritos reduz o fluxo de ar e força a caldeira a trabalhar mais para cumprir a mesma função. “Se ainda não fornecer o estado do filtro da sua caldeira, pode ser altura de o limpar ou substituir”, sugere Whitehurst. A manutenção regular pode não só aquecer melhor a casa como também poupar nas contas de energia.
Embora a sua casa possa não ter sido projetada com foco em eficiência solar, ainda assim pode tirar partido do calor natural do sol. “Abrir as cortinas ou persianas durante o dia permite que a luz solar aqueça o espaço. À noite, feche-as para ajudar a manter o calor acumulado”, recomenda Courtney Klosterman, especialista em habitação na ‘Hippo Home Insurance’ . Se possível, evite plantar árvores de folha persistente no lado sul da casa, pois podem bloquear a luz solar e dificultar o aquecimento natural.
Outro motivo comum para correntes de ar dentro de casa são as portas que deixam passar o ar . Se notar uma brisa ao estar sentado em casa, siga-a até a fonte. Para resolver o problema, pode usar uma rolo de corrente de ar, também conhecida como “salsicha” , que ajuda a bloquear estas folgas. “Pode até fazer a sua própria ‘salsicha’ com collants velhos cheios de arroz, areia ou feijões”, sugere Whitaker.
Caso haja corrente de ar numa janela, pode usar películas plásticas ou cortinas térmicas , que são opções acessíveis para reduzir a entrada de ar frio.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem