Todos sabemos que o nosso país é rico em praias e piscinas de cenários pitorescos. Ano após ano, milhares de turistas se deslocam no verão às zonas costeiras mais badaladas para aproveitar estas maravilhas que o nosso país nos proporciona. E, uma das grandes vantagens, especialmente das praias, é que podemos dispor delas sem custos associados. No entanto, há uma praia na qual esse cenário já mudou, como este que lhe falaremos em seguida, com o apoio do NiT.
A partir do dia 1 de agosto, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros começará a cobrar uma taxa de acesso aos automobilistas que se desloquem à Praia da Ribeira, uma das zonas balneares mais procuradas da Albufeira do Azibo. O estacionamento nas proximidades da área balnear fluvial passará a custar 1€.
A autarquia justifica esta medida afirmando que “é fundamental para controlar a pressão sobre os ecossistemas e garantir a sua integridade ecológica, assim como promover uma maior segurança e aumentar a consciencialização sobre a sustentabilidade ambiental.”
“Trata-se de um valor simbólico, apenas um euro, que visa sensibilizar os utilizadores para a nossa preocupação com o meio ambiente. Vamos proceder de forma gradual, começando pela estância mais frequentada, que frequentemente enfrenta congestionamentos nos acessos”, acrescentou, à mesma fonte, o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues. Os fundos arrecadados com esta taxa serão destinados a implementar “melhorias nos espaços em questão.”
Durante a época balnear, a Albufeira do Azibo atrai cerca de 400 mil visitantes, tornando-se um dos locais mais populares do Nordeste Transmontano. Esta notoriedade não se deve apenas ao extenso lago, mas também às suas praias, a Praia da Ribeira e a Praia da Fraga da Pegada, ambas galardoadas com a Bandeira Azul.
A implementação desta taxa é uma tentativa de equilibrar a elevada afluência com a preservação do ambiente, garantindo que as futuras gerações possam continuar a desfrutar deste património natural. Assim, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais da região.
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata