Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião, Política

Carta aberta ao presidente da Câmara de Faro apela a uma intervenção urgente no Bairro da Horta da Areia

Signatários dizem que “está na hora de resolver o problema da Horta da Areia. Realojar os moradores, criar espaços verdes, construir habitação a custos controlados para jovens”

17:28 11 Outubro, 2021
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma carta aberta enviada a Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, assinada por vários munícipes socialistas, assim como associações e instituições da capital algarvia, apela a uma intervenção urgente por parte do Município de Faro no Bairro da Horta da Areia e por uma prioridade às políticas de Habitação em Faro, também para os mais jovens, a qual transcrevemos.


Exmo. Senhor Dr. Rogério Bacalhau

Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Faro,

Vêm os abaixo-assinados, dirigir-lhe a seguinte carta aberta:

Está na hora de resolver o problema da Horta da Areia. Realojar os moradores, criar espaços verdes, construir habitação a custos controlados para jovens.

Saudamos, democraticamente, o senhor presidente da Câmara Municipal de Faro Rogério Bacalhau, pela sua eleição. O Povo votou e democraticamente decidiu dar uma maioria à lista encabeçada pelo Senhor Presidente.

Nos próximos 4 anos, o Município de Faro tem todas as condições para resolver o problema social do Bairro da Horta da Areia. É preciso acabar de vez com as barracas e as edificações precárias na Horta da Areia, criando soluções para realojar os vários moradores e as famílias que ainda residem neste bairro municipal. É necessário requalificar esta zona de área protegida para ser possível devolver este espaço nobre da Cidade a todos os munícipes farenses.

É também o momento de fazer da Habitação uma verdadeira prioridade em Faro, sendo fundamental concretizar as palavras em iniciativas concretas de apoio a jovens famílias na compra de primeira habitação. O Governo do Partido Socialista fez aprovar, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o financiamento a 100% de novas casas e habitações que se encontrem enquadradas nas Estratégias Locais de Habitação.

Em Faro, esta estratégia foi aprovada em 2018 com o voto do Partido Socialista na Assembleia Municipal e determina a construção de novas habitações como solução de realojamento para as mais de 50 famílias que vivem na Horta da Areia. A Estratégia Local de Habitação de Faro prevê também a construção de habitação a preços acessíveis para jovens famílias que cá vivam ou que em Faro se queiram fixar.

Situado junto ao cais comercial de Faro, do lado de lá da linha do comboio, o Bairro de Emergência Social da Horta da Areia surgiu no final dos anos 70 e deu resposta a muitos desalojados de casas municipais degradadas que iam sendo demolidas e a portugueses oriundos das colónias ultramarinas que regressavam a Portugal após o 25 de Abril de 1974. Grande parte dos moradores deste bairro vivem na pobreza e existem pessoas que foram há 40 anos desalojadas pelo Município de Faro com a promessa de que seria temporário, pois “a Câmara atribuiria uma casa de habitação social em menos de 6 meses”. Existem outros casos similares em Faro que precisam de ser tratados como prioridade.

A Lei de Bases da Habitação estabelece que é o Estado o garante do Direito à Habitação. É também a Constituição da República Portuguesa que consagra o direito a todos terem habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar, sendo que o Estado deve adotar uma política que tenda a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar e de acesso à habitação própria.

Esta é uma oportunidade única para o Município de Faro executar políticas públicas de habitação em prol das pessoas, requalificando também um dos espaços mais nobres da nossa cidade, situado em pleno Parque Natural da Ria Formosa, com um enorme potencial para a criação de parques infantis e espaços verdes para usufruto dos que cá vivem e daqueles que nos visitam.

Esta é a oportunidade do Município de Faro aproveitar financiamento público para voltar a executar políticas públicas de Habitação.

Precisamos de ação, de passar das palavras aos atos para concretizar o Direito à Habitação.

Os abaixo-assinados:

Guilherme Portada

André Infante

André Teixeira

Andreia Ventura

Artur Rodrigues

Beatriz Calafate

Carlos Alberto

Fábio Simão

Guida Parreira

Hugo Gomes

Ilda Silva

João Espanhol

João Frade

José Luís Rosa

Leonel Morgadinho

Luís Neves

Paula Matias

Ricardo Mariano

Sandra Teixeira

Sofia Solayman

Tatiana Homem de Gouveia

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Autocarro da FlixBus.
Algarve Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Algarve Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Saúde

Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação

20:00 26 Outubro, 2026 10:34 27 Outubro, 2026

O local onde guarda o frango cru no frigorífico pode aumentar o risco de contaminação de outros alimentos

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Autocarro da FlixBus.
Algarve, Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Algarve, Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Saúde

Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação

20:00 26 Outubro, 2026 10:34 27 Outubro, 2026

O local onde guarda o frango cru no frigorífico pode aumentar o risco de contaminação de outros alimentos

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
  • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
    Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal