O NAU Salgados Palace & Congress Center, em Albufeira, será palco da primeira Gala Michelin em Portugal no dia 27 de fevereiro, depois de ter sido anunciada a decisão de atribuir a Portugal um guia separado de Espanha. A apresentação estará a cargo de Catarina Furtado, e a cerimónia incluirá não só os restaurantes premiados com estrelas, mas também os distinguidos com o Bib Gourmand ou com a Recomendação do guia.
A notícia é avançada pelo Público que também refere que o Turismo de Portugal é o grande parceiro do evento, investindo cerca de metade dos “quase 800 mil euros” disponíveis em 2023 para promover a gastronomia portuguesa globalmente.
A gala terá 500 convidados e será transmitida em streaming, seguida por um momento de convívio e degustação de pratos preparados por chefs portugueses, cujos nomes serão revelados a 16 de janeiro. Dieter Koschina, do Vila Joya, e Rui Silvestre, do Vistas, coordenarão essa parte do evento.
A organização revelou ainda que haverá um debate sobre gastronomia no Algarve a 6 de fevereiro, e um plano de comunicação será lançado para promover o evento e a região, com “activações baseadas em experiências no terreno” com chefs locais e produtos regionais.
A preparação da gala, que terá um palco iluminado com luzes vermelhas, mudando para verde ao anunciar as Estrelas Verdes para restaurantes sustentáveis, será o foco após a apresentação à imprensa no Myriad Hotel.
Atualmente, Portugal conta com 164 restaurantes no guia Michelin, incluindo sete com duas estrelas, 30 com uma estrela, três com Estrela Verde, 37 Bib Gourmands e 90 Recomendados. Recentemente, o Eneko Lisboa, um dos restaurantes com estrela Michelin, anunciou o encerramento no final do ano, reduzindo o número de restaurantes com uma estrela de 30 para 29.
A decisão sobre a edição em papel ou formato digital do Guia Michelin Portugal ainda não foi tomada, mas a Michelin garante atualizações anuais das informações sobre os restaurantes. A empresa também não revela o número de inspetores, destacando que são de 15 nacionalidades e avaliam restaurantes de forma colegial.
Leia também: A praia com a água mais quente de Portugal fica no Algarve. Saiba como chegar lá