O município de Vila Real de Santo António e o Agrupamento de escolas D. José I associaram-se ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, com o objectivo de sensibilizar professores e alunos para esta temática inclusiva.
As actividades desenvolvidas têm o objectivo de alertar a comunidade educativa para as dificuldades que os alunos portadores de deficiência sentem no seu dia-a-dia.
Para o efeito, muitos alunos – que se inscreveram por vontade própria nas iniciativas do programa –, tentaram ultrapassar barreiras (arquitectónicas e outras) utilizando cadeiras de rodas, canadianas e vendas nos olhos, entre outras simulações de deficiências existentes na população, compreendendo desta forma as necessidades e os desafios enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiência.
A esta iniciativa juntaram-se alguns encarregados de educação e representantes de instituições locais, com a Câmara a ser representada pela vice-presidente, Conceição Cabrita, também responsável pelo pelouro da educação e juventude.