Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Saúde

Universidade do Algarve estuda uso da saliva na deteção do SARS-Cov-2

Objetivo é tentar “validar outros métodos” para a recolha de amostras, especialmente para “crianças e pessoas com algumas patologias”, já que o atual método de PCR à mucosa do nariz é “muito invasivo”

15:00 19 Fevereiro, 2021 11:02 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Clévio Nóbrega é o responsável pelo laboratório de Neurociência Molecular e Terapia Genética da UAlg

A Universidade do Algarve (UAlg) está a estudar o uso da saliva na recolha de amostras para detetar o novo coronavírus, um método menos invasivo face ao clássico teste à mucosa do nariz, disse à Lusa um investigador.

Segundo Clévio Nóbrega, do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da UAlg, o objetivo é tentar “validar outros métodos” para a recolha de amostras, especialmente para “crianças e pessoas com algumas patologias”, já que o atual método de PCR é “muito invasivo”.

Em declarações à Lusa, aquele responsável adiantou que a investigação procurou comparar a eficácia da recolha da saliva com a nasofaríngea e posterior análise por PCR, processo baseado em biologia molecular e que permite aumentar a quantidade de material genético para deteção do novo coronavírus (SARS-Cov-2).

Em colaboração com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), os investigadores obtiveram amostras de pacientes internados através de três tipos de recolha: a “clássica” nasofaríngea (com a recolha de secreções do nariz), pela saliva e orofaríngica, obtida no fundo da garganta.

De acordo com Clévio Nóbrega, obtiveram-se “os mesmos resultados”, tendo sido possível detetar pela saliva “o mesmo nível” que a amostragem “clássica” , o que faz com que, em alguns casos, possa “ser utilizado este tipo de recolha”.

A utilização deste método ainda “não é possível”, porque “é necessária a autorização” do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge Instituto Ricardo Jorge (INSA), para onde os dados foram enviados.

Clévio Nóbrega reconhece, no entanto, que é compreensível que a atenção esteja centrada em “continuar a testagem em massa e não tanto na otimização” dos métodos de recolha.

Entretanto, os investigadores vão continuar a efetuar “testes adicionais” para confirmar que os resultados são “de facto fidedignos”, algo que se tem vindo a “confirmar”, realçou.

Além do uso da saliva, aquele centro da UAlg está também a seguir outra linha de investigação que consiste em procurar retirar um passo a todo o processo, tornando-o mais rápido e menos dispendioso.

O processo habitual de testagem começa com a recolha da amostra com a zaragatoa, segue com a extração do RNA (ácido ribonucleico) do vírus SARS-Cov-2, seguindo-se depois o teste molecular PCR (Reação em Cadeia de Polimerase).

Os investigadores estão a tentar retirar o passo da extração do material genético do vírus, passando diretamente da recolha para a técnica PCR, “evitando um passo”, o que tornaria o processo “mais barato e muito mais rápido”, defendeu.

Porém, os resultados “até agora ainda não foram positivos”, lamentou Clévio Nóbrega, tendo os investigadores conseguido “alguma amplificação no PCR e alguma deteção do vírus”, mas “muito baixa”, comparada com os resultados obtidos com o método utilizado atualmente.

“Não são resultados suficientemente fidedignos. Continuamos a testar e a otimizar. Temos, infelizmente, pandemia para algum tempo e o nosso grande objetivo é conseguir otimizar e é nisso que estamos a trabalhar ainda”, concluiu.

Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve

Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro

17:16 13 Outubro, 2026 17:26 13 Outubro, 2026

Vinte e nove pessoas de várias famílias ficaram desalojadas após um incêndio que destruiu duas habitações pré-fabricadas em Faro

Nacional

Mulher de 30 anos encontrada morta dentro de carro: companheiro estava inconsciente

13:55 13 Outubro, 2026 13:56 13 Outubro, 2026

Nas Caldas da Rainha, uma mulher de 30 anos foi encontrada sem vida dentro de um automóvel parado junto à EN360

Via verde. Crédito: DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR intensifica fiscalização no Algarve e detém 86 pessoas em sete dias

12:30 13 Outubro, 2026 12:26 13 Outubro, 2026

Entre as 86 detenções, destacam-se 30 por condução sob efeito do álcool, 28 sem carta e 6 por tráfico de droga

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Algarve Cultura

Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário

18:30 13 Outubro, 2026 18:23 13 Outubro, 2026

Centenário dos Bombeiros de Portimão será assinalado com uma noite de música e solidariedade promovida pelo Clube União Portimonense

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

É barato, está na época e faz bem ao cérebro, coração e intestino: nutricionistas recomendam este alimento

10:30 11 Outubro, 2026 09:30 11 Outubro, 2026

Um alimento do outono de preço acessível concentra fibras e compostos vegetais associados à saúde intestinal, cardiovascular e cerebral

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve

Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro

17:16 13 Outubro, 2026 17:26 13 Outubro, 2026

Vinte e nove pessoas de várias famílias ficaram desalojadas após um incêndio que destruiu duas habitações pré-fabricadas em Faro

Nacional

Mulher de 30 anos encontrada morta dentro de carro: companheiro estava inconsciente

13:55 13 Outubro, 2026 13:56 13 Outubro, 2026

Nas Caldas da Rainha, uma mulher de 30 anos foi encontrada sem vida dentro de um automóvel parado junto à EN360

Via verde. Crédito: DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR intensifica fiscalização no Algarve e detém 86 pessoas em sete dias

12:30 13 Outubro, 2026 12:26 13 Outubro, 2026

Entre as 86 detenções, destacam-se 30 por condução sob efeito do álcool, 28 sem carta e 6 por tráfico de droga

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Algarve, Cultura

Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário

18:30 13 Outubro, 2026 18:23 13 Outubro, 2026

Centenário dos Bombeiros de Portimão será assinalado com uma noite de música e solidariedade promovida pelo Clube União Portimonense

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

É barato, está na época e faz bem ao cérebro, coração e intestino: nutricionistas recomendam este alimento

10:30 11 Outubro, 2026 09:30 11 Outubro, 2026

Um alimento do outono de preço acessível concentra fibras e compostos vegetais associados à saúde intestinal, cardiovascular e cerebral

Últimas Notícias

  • IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra
    IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra
  • Barão de São João recebe festival de caminhadas, arte e “Paz & Amor” em novembro
    Barão de São João recebe festival de caminhadas, arte e “Paz & Amor” em novembro
  • Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário
    Jam solidária em Portimão angaria fundos para os bombeiros no centenário
  • Morreu um familiar e o banco quer cobrar para libertar o dinheiro? Há uma comissão que não pode ultrapassar este valor
    Morreu um familiar e o banco quer cobrar para libertar o dinheiro? Há uma comissão que não pode ultrapassar este valor
  • Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro
    Fogo destrói duas casas pré-fabricadas e deixa 29 desalojados no bairro da Horta da Areia em Faro

Opinião

  • Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos
    Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos
  • Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos
    Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos
  • A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão
    A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las
    Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las
  • Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades
    Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal