A questão sobre a necessidade de tomar banho diariamente tem sido objeto de debate, com especialistas oferecendo perspetivas interessantes sobre o assunto. Apesar de muitos sentirem a necessidade de um banho diário, uma parte significativa dos especialistas defende que não é preciso tomar banho com tanta frequência.
De acordo com um inquérito realizado em 2021, onde mais de 5700 pessoas foram inquiridas, mais de 60% expressaram o desejo de tomar banho uma vez por dia, como nos traz o Versa. Contudo, dermatologistas alertam para os potenciais efeitos negativos de banhos excessivos na pele e no cabelo.
Joyce Park, dermatologista, destaca que a frequência ideal de banho varia consoante o tipo de pele e de cabelo de cada indivíduo, bem como a quantidade de transpiração produzida ao longo do dia. Banhos excessivos podem levar à secura da pele, exacerbando problemas como vermelhidão, comichão e descamação, podendo até desencadear crises de eczema.
Para pessoas com cabelo oleoso, o uso diário de champô seco pode ser uma alternativa viável para reduzir a oleosidade excessiva. Marisa Garshick, outra dermatologista, sugere também a alternância entre champôs tradicionais para eliminar o acúmulo de produtos e excesso de oleosidade, que podem obstruir os poros e causar irritação no couro cabeludo.
Indivíduos com caspa devem lavar o cabelo diariamente, pois a caspa é causada por um fungo que se alimenta do óleo produzido pelo couro cabeludo. No entanto, para pessoas com eczema, pele seca ou sensível, tomar banho com menos frequência pode ser benéfico, uma vez que a água e o sabão podem contribuir para a secura da pele, causando irritação e comichão.
Os especialistas recomendam tomar duches em vez de banhos, pois a exposição prolongada da pele a água quente, suja ou com sabão pode ter efeitos adversos. Certos tipos de banhos, como banhos de assento para hemorróidas ou banhos de aveia para eczema, podem ser úteis no tratamento de algumas condições de pele.
Em suma, a escolha de produtos de higiene pessoal com ingredientes hidratantes e sem perfume é crucial para manter a saúde da pele. Cada pessoa deve ajustar a frequência e o tipo de banho de acordo com as necessidades específicas do seu corpo, sempre procurando o equilíbrio entre a higiene e a saúde da pele e do cabelo.
Leia também: Espreite a sua coleção de discos de vinil. Se tem um destes, saiba que valem milhões