O número de infetados com a nova variante do coronavírus subiu para 14, no Reino Unido, onde esta terça-feira entram em vigor as novas medidas de combate à pandemia.
O corresponde da SIC em Londres, Emanuel Nunes, adianta que alguns dos casos da Ómicron detetados na Escócia não têm histórico de viagens internacionais, colocando a hipótese de haver transmissão na comunidade.
Entre as medidas, está a obrigatoriedade do uso de máscara em lojas, transportes públicos, correios, cabeleireiros e bancos, e a realização de testes PCR ao segundo dia para todas as chegadas internacionais e aguardar em isolamento a chegada do resultado.
Teste PCR ao segundo dia e isolamento até ser conhecido resultado
Todas as pessoas que chegam ao Reino Unido, independentemente do país de origem, vão ficar sujeitas a um teste de PCR ao segundo dia após a chegada. Até ser conhecido o resultado, vão ficar em isolamento.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, este sábado. As medidas vão ser atualizadas daqui a três semanas.
Todos os contactos com casos confirmados da nova variante Omicron vão ser obrigados a fazer um isolamento de dez dias.
As máscaras são obrigatórias em lojas e transportes.
Terceira dose devido à variante Ómicron
O Reino Unido contava com 11 casos de Ómicron e somou hoje mais três novos infetados na Escócia. Para enfrentar o possível impacto da nova variante, toda a população adulta vai receber a terceira dose.
A população com mais de 18 anos vai poder receber a terceira dose e o intervalo entre a segunda e o reforço é reduzido de seis para três meses.
Esta terça-feira, em Inglaterra, regressa a obrigatoriedade de usar máscara em lojas e transportes. Nas outras nações que compõem o Reino Unido nunca deixou de ser obrigatório.
– Notícia da SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL – VEJA AQUI O VÍDEO