Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Economia, Europe Direct Algarve, Política, Saúde

Radiografia. Desconfinamento está a ser feito a diferentes velocidades na Europa

Inglaterra, Itália e República Checa dão passo em frente no desconfinamento, mas vários outros países na Europa mantêm as restrições. O desconfinamento está a ser feito a diferentes velocidades, as regras vão ser aliviadas mais tarde

13:17 12 Abril, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O desconfinamento faz-se a várias velocidades na Europa, numa altura em que alguns países ainda lutam contra a nova vaga da pandemia.

Esta segunda-feira, a Inglaterra, a Itália e a República Checa aliviam algumas restrições, mas o cenário é diferente em muitas nações europeias, que prolongam restrições ou têm um calendário mais lento para o regresso a algumas atividades.


INGLATERRA: COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL REABRE


Inglaterra entra esta segunda-feira numa nova fase do plano de desconfinamento: reabrem, pela primeira vez em quatro meses, as esplanadas, os cabeleireiros, os salões de beleza e o comércio não essencial, como lojas de roupa.

Até então, os pubs e restaurantes estavam limitados à venda ao postigo, mas a partir desta semana podem reabrir desde que tenham esplanada. A venda de bebidas alcoólicas passa igualmente a ser permitida. Reabrem também os ginásios e as bibliotecas, bem como as atrações ao ar livre, como é o caso dos jardins zoológicos.

O alojamento turístico volta a ser permitido em Inglaterra, mas só em casas independentes que não impliquem a partilha da casa-de-banho. Além disso, os britânicos só podem reservar alojamentos com membros do seu agregado familiar.

O primeiro-ministro do Reino Unido saudou a reabertura, mas alertou os britânicos para os riscos que advêm do alívio das restrições. Boris Johnson lembrou a importância de as pessoas permanecerem no exterior enquanto socializam, e de se comportarem de forma responsável.

“Hoje é um grande passo em frente no nosso roteiro para a liberdade, uma vez que locais como lojas, cabeleireiros, salões de beleza, atrações ao ar livre, e pubs e restaurantes voltam a abrir”, afirmou. “Tenho a certeza que será um enorme alívio para os empresários que têm os seus estabelecimentos encerrados há tanto tempo, e para todos os outros é uma oportunidade de voltar a fazer algumas das coisas que amamos e de que não temos usufruído”, acrescentou Johnson.


ITÁLIA: SEIS REGIÕES PASSAM PARA O ‘LARANJA’


Itália abranda as restrições em seis regiões a partir desta segunda-feira, decidiu o Ministério da Saúde na semana passada. O país utiliza um sistema de quatro níveis, à base de um código de cores, para definir as restrições em vigor. Assim, seis regiões passam do vermelho/nível quatro (em que as pessoas só podem sair de casa por motivos de trabalho, saúde ou emergência), para o laranja/nível três, em que as restrições à atividade e circulação são ligeiramente menos severas.

As restrições são aliviadas, por exemplo, na Lombardia, em torno da capital financeira de Milão, e em Piemonte, cuja capital é Turim. A Toscana Central também passa do vermelho para o laranja. Nestas regiões, mais empresas de retalho podem reabrir e os italianos passam a ter mais liberdade para se deslocarem dentro do seu município. No entanto, os bares e restaurantes continuam abertos só para encomendas de take-away. As viagens para outras regiões continuam, na grande maioria, proibidas.

No total, a partir desta segunda-feira, há 16 regiões alaranjadas e quatro vermelhas no código de cores que avalia o risco da covid-19. Nenhuma região italiana desce para os dois níveis inferiores mais seguros – o amarelo e o branco.

A curva da pandemia está a achatar em Itália, segundo as autoridades de saúde. A pressão nos hospitais também continua a diminuir – o número de pacientes internados em cuidados intensivos este domingo foi de 3585, menos três pacientes do que no sábado. Desde o início da pandemia, o país registou 3.769.814 casos e 114.254 mortes associadas ao novo coronavírus.

No dia 26 de abril, o governo italiano vai elaborar o decreto que estabelece as regras para maio que, segundo o jornal Corriere della Sera, prevê a reabertura de cinemas, teatros, restaurantes, bares, museus e ginásios.

Foto Guglielmo Mangiapane/Reuters D.R.


REPÚBLICA CHECA: DESCONFINAMENTO AINDA LENTO


A República Checa começa esta semana a reabrir lentamente. É um dos países mais atingidos pela pandemia e o que apresenta o maior número de mortes em relação à população, com 260 mortes por 100.000 habitantes, segundo um balanço da AFP. Esta segunda-feira reabrem as escolas primárias e algumas lojas.

O ligeiro relaxamento coincide com o fim do recolher obrigatório, que vigorava entre as 21 e as 5 horas. O fim do estado de emergência, que terminou este domingo, dia 11, na República Checa, também acaba com a proibição de circular entre distritos.

No entanto, muitas atividades permanecem encerradas. Os restaurantes continuam fechados, e as aulas do ensino básico, secundário e superior mantêm-se online. A partir desta segunda-feira reabrem só alguns estabelecimentos selecionados pelo governo checo, como os mercados de agricultores, as papelarias e as lojas de roupa infantil. Alguns espaços ao ar livre – jardins zoológicos e jardins botânicos – voltam a abrir portas.


DESCONFINAMENTO A DIFERENTES VELOCIDADES


Já em outros países da Europa, as regras vão ser aliviadas mais tarde. Na Holanda, o governo tenciona abrir os cafés e restaurantes que tenham esplanadas e o comércio não essencial na próxima semana, dia 21 de abril. O recolher obrigatório introduzido em janeiro também pode ser suprimido a partir dessa data, segundo a imprensa local. Porém, a flexibilização das regras depende da evolução da covid-19 no país.

A Polónia decidiu prolongar as restrições até 18 de abril, enquanto o país luta contra a terceira vaga da pandemia. Até lá, os jardins de infância, os hotéis, os cinemas e os teatros continuam fechados. O ministro da saúde polaco, Adam Niedzielski, alertou que a variante B.1.17, detetada pela primeira vez no Reino Unido, corresponde a 90% do casos na Polónia.

Malta vai iniciar a 26 de abril um abrandamento gradual das restrições, começando pela reabertura dos restaurantes e das lojas não essenciais. As escolas tinham sido encerradas no início de março, numa altura em que o país assistia a um novo pico de infeções, mas entretanto já reabriram. “As restrições serão gradualmente aliviadas, mas as crianças não se podem dar ao luxo de perder mais da sua experiência educativa na sala de aula”, sublinhou o primeiro-ministro de Malta, Robert Abela.

França ainda está confinada. Há quase um mês, no dia 18 de março, o governo decidiu decretar um confinamento durante, pelo menos, quatro semanas em 16 regiões do país, entre as quais se inclui Paris. “A situação exige medidas fortes”, justificou na altura o primeiro-ministro Jean Castex, após ter reunido com o Presidente Emmanuel Macron. As escolas foram depois encerradas, a 31 de março.

O ministro da Saúde gaulês, Olivier Véran, disse este domingo numa entrevista ao Le Journal du Dimanche estar a ver “os primeiros sinais que mostram que o comportamento dos franceses, as medidas de contenção e vacinação travaram o aumento muito acentuado” dos casos de covid-19.

Na Alemanha, Angela Merkel continua a defender um novo confinamento. Numa reunião este fim de semana dos deputados do seu partido, a chanceler mostrou-se favorável a um confinamento nacional por um período relativamente curto, para conter a terceira vaga da pandemia no país.

PORTUGAL entrou, na semana passada, na segunda fase do plano de desconfinamento traçado pelo Governo. Retomaram as aulas presenciais do 2.º e 3.º ciclo, reabriram as esplanadas, as lojas até 200 metros quadrados com porta para rua, os museus, os ginásios. Voltou também a ser permitido praticar modalidades desportivas de baixo risco, e a atividade física ao ar livre até quatro pessoas.

Uma nova reabertura está prevista para o dia 19 de abril. Se estiverem reunidas as condições necessárias, retomam as aulas presenciais para os alunos do ensino secundário e do superior, e reabrem todas as lojas e centros comerciais. Porém, a evolução da covid-19 em Portugal é que vai permitir, ou não, que se “prossiga a estratégia de levantamento progressivo das medidas de confinamento”, já esclareceu o executivo.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Guardia Civil. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 13:48 23 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Algarve

Detidos dois homens após roubos violentos e perseguições em Faro

16:49 23 Julho, 2026 16:50 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Um roubo que deixou a vítima com graves lesões faciais esteve na origem de uma investigação que conduziu a duas detenções em Faro

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Rafael Leão. Crédito: AFP
Desporto Nacional

“Raparigas, o Mundial terminou. Já podem parar de fingir que percebem de futebol”: Rafael Leão apaga publicação após críticas de sexismo nas redes sociais

14:30 23 Julho, 2026 14:53 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma publicação feita numa conta secundária do jogador português gerou polémica numa altura em que aumentam os rumores sobre o seu futuro no AC Milan

Ensino Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Guardia Civil. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 13:48 23 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Algarve

Detidos dois homens após roubos violentos e perseguições em Faro

16:49 23 Julho, 2026 16:50 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Um roubo que deixou a vítima com graves lesões faciais esteve na origem de uma investigação que conduziu a duas detenções em Faro

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Rafael Leão. Crédito: AFP
Desporto, Nacional

“Raparigas, o Mundial terminou. Já podem parar de fingir que percebem de futebol”: Rafael Leão apaga publicação após críticas de sexismo nas redes sociais

14:30 23 Julho, 2026 14:53 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma publicação feita numa conta secundária do jogador português gerou polémica numa altura em que aumentam os rumores sobre o seu futuro no AC Milan

Ensino, Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Últimas Notícias

  • Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos
    Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos
  • Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado
    Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado
  • Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
    Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
  • Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
    Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
  • Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
    Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027

Opinião

  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento