O Município de Silves disponibiliza, anualmente, as instalações da Fortaleza de Armação de Pêra para funcionamento do posto de saúde de praia, que ocorre entre meados de julho e meados de setembro. Este ano ainda não abriu por falta de pessoal de enfermagem.
A autarquia explica em comunicado que procedeu, para o efeito, “à contratação e instalação de dois contentores (com sala de enfermagem e sala de espera, climatizadas, e WC integrado), que garantem melhores condições de atendimento e prestação de cuidados especializados no local”.
Apesar da insistência da autarquia junto da Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve para a abertura do Posto de Saúde de Praia – programada pela referida entidade para o passado dia 19 de julho – o posto ainda se encontra encerrado.
A Câmara de Silves lamenta “a situação e deseja que a ARS Algarve possa garantir a abertura do posto de saúde no mais curto espaço de tempo, atendendo à importância do serviço em período balnear”.
A autarquia diz compreender “os esforços e as razões apontadas pela ARS, relacionadas com os Centros de Vacinação, a testagem da Covid-19 e as Unidades de Cuidados de Saúde Primários (serviços que, em grande parte, o Município de Silves se tem mostrado, desde sempre, envolvido e cooperativo na cedência de instalações, equipamento dos espaços, apoio logístico e de pessoal, entre outras), consubstanciadas na falta de profissionais”, no entanto reforça junto da ARS “a importância que a abertura e funcionamento do Posto de Saúde de Praia em Armação de Pêra tem face à presença massiva de veraneantes e ao direito de acesso aos cuidados de saúde nesta época balnear”.