Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional, Saúde

Portugueses no Reino Unido em contrarrelógio para fazer teste covid antes de viajar

Informações contraditórias provocaram o caos em véspera de Natal. Os portugueses residentes no Reino Unido deparam-se com falta de capacidade ou atrasos na entrega de resultados dos laboratórios britânicos

14:46 25 Dezembro, 2020 12:26 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugueses residentes no Reino Unido estão num contrarrelógio para obter testes à covid-19 antes de embarcar para Portugal, obrigatórios a partir de quinta-feira, mas deparam-se com falta de capacidade ou atrasos na entrega de resultados dos laboratórios britânicos.


“Está a ser um sufoco”, admitiu São Aleixo, cujo namorado, motorista em Birmingham, no centro de Inglaterra, tem viagem marcada para a véspera de Natal, mas ainda não assegurou o teste PCR ao SARS-Cov-2.


FALTA DE CLAREZA E INFORMAÇÕES CONTRADITÓRIAS

Marco Filipe confirma e insurge-se contra a falta de clareza, porque o comunicado oficial do Governo português refere ser possível fazê-lo à chegada a Portugal, mas as companhias aéreas ameaçam não permitir o embarque de aeroportos britânicos sem um resultado do teste feito nas 72 horas anteriores.


“Ele já ligou para uma série de laboratórios, incluindo aquele aconselhado pela Easyjet, mas não conseguem assegurar o resultado em 24 horas. Muitos nem sequer garantem resultado em 48 horas ou não têm mais vagas”, disse à agência Lusa a partir de Portugal, onde aguarda com ansiedade o reencontro.


As mesmas dificuldades em realizar testes estão a ser partilhadas por outros portugueses nas redes sociais, onde circulam informações contraditórias sobre os procedimentos.

Nos seus ‘sites’ oficiais, Ryanair e Easyjet indicam que são necessários comprovativos de resultado negativo e a TAP Air Portugal informa que um regime de exceção à apresentação do teste termina às 23:59 de dia 23 de dezembro.

Um porta-voz da Easyjet explicou à Lusa que uma tolerância foi autorizada por Lisboa para vigorar entre dias 21 e 23 de dezembro.


“A partir da meia-noite desta noite, apenas os nacionais e residentes em Portugal serão deixados entrar no país vindos do Reino Unido e terão que apresentar um teste PCR negativo nas 72 horas anteriores”, vincou.


Mas Marco Filipe lamenta que esta informação esteja escrita na página do Governo e afirma que “os comunicados não são esclarecedores”.

  • ► Portugal impõe restrições ao Reino Unido. Alargado prazo para viajar sem teste PCR

TESTE NEGATIVO OBRIGATÓRIO

A necessidade de um teste para viajar para Portugal anunciada apenas quatro dias antes do Natal foi uma surpresa para muitos portugueses que mantiveram os planos para se juntar à família, mesmo se tal é desaconselhado pelo Governo britânico, na sequência do anúncio de novas restrições devido a uma variante mais contagiosa do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

O Governo Português decretou no domingo que apenas os residentes em Portugal ou os cidadãos portugueses e respetivos familiares podem entrar em território nacional oriundos do Reino Unido, ameaçando as companhias aéreas com multas elevadas se deixarem passageiros que não cumpram os requisitos.


“Os viajantes que não sejam portadores desse comprovativo poderão, excecionalmente, ser autorizados a embarcar. À chegada ao território nacional, serão encaminhados, pelas autoridades competentes, para a realização do referido teste, a expensas próprias, no interior do aeroporto”, lê-se no Portal das Comunidades Portuguesas.


O Ministério das Infraestruturas e Habitação, que tutela os aeroportos, confirmou que, devido à urgência do despacho publicado no domingo, o Governo articulou-se com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) para isentar as transportadoras aéreas durante três dias de multas se deixassem viajar passageiros sem teste negativo.


“Esta informação sobre a ‘suspensão’ das multas foi comunicada pela ANAC às companhias aéreas, uma vez que essa multa se aplica apenas a elas e não aos passageiros“, adiantou fonte governamental, vincando que, “a partir das 23h59 desta quarta-feira, o despacho de 20 de dezembro aplica-se na sua plenitude”.


  • ► Companhias que permitam embarque de pessoas sem teste à covid-19 vão ser multadas

FILAS PARA TESTES


A confusão sobre os procedimentos começou logo na segunda-feira, e afetou Carolina Cardenas, que viu o seu voo de Heathrow para o Porto atrasar 10 horas porque lhe exigiam um teste, mas o laboratório existente no aeroporto de Heathrow não oferecia resultados imediatos.

Após pressão de dezenas de passageiros, a British Airways deixou a luso-colombiana partir, mas num voo para Lisboa, onde precisou de esperar quase cinco horas na fila para obter um teste, pelo qual pagou 100 euros, e só na manhã seguinte é que seguiu para o Porto, onde reside, às suas próprias custas.


“Acho que algumas pessoas desistiram de esperar porque não vieram no meu voo“, disse à Lusa.


Rui Rangel viajou na terça-feira para Lisboa, mas também encontrou resistência da transportadora britânica, e só conseguiu embarcar, juntamente com outros emigrantes, após a intervenção de uma funcionária da embaixada, que por acaso se encontrava no mesmo voo.


“As pessoas estavam agitadas. Foi muito stressante”, relatou à Lusa, referindo que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lhe tinha assegurado antes que poderia fazer o teste à chegada.


  • ► Voos do Reino Unido. Autoridades permitem testes fora do aeroporto de Lisboa devido a filas

Nos últimos dias, Tatiana Rodrigues, que vai viajar com o filho, e uma amiga têm procurado freneticamente um laboratório de testes que deem o resultado antes de dia 29 de dezembro, e só encontraram solução a cerca de 70 quilómetros de distância, no aeroporto de Stanstead.


“Pagámos 99 libras, 110 euros, por pessoa. Os outros só tinham vagas para dia 30 ou dia 04. É uma despesa adicional, mas tínhamos medo de não deixarem embarcar”, confessou.


Na segunda-feira, à semelhança do Aeroporto de Lisboa, dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido ficaram retidos durante várias horas no Aeroporto de Faro para fazerem o teste à covid-19.

A ANA Aeroportos de Portugal admite a existência de constrangimentos e garante que os meios do laboratório foram reforçados.


Notícia exclusiva da nossa parceira SIC Notícias – VEJA O VÍDEO

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Nacional

Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto

07:00 26 Outubro, 2026 06:51 26 Outubro, 2026

Manifestantes reuniram-se em Faro para contestar a atuação da PSP nas acampadas pela habitação, que terminou com 33 feridos e 31 detidos

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'".

Algarve Desporto

João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro

08:30 26 Outubro, 2026 08:22 26 Outubro, 2026

Clube algarvio sagrou-se campeão regional de corta-mato por equipas masculinas e femininas, com João Sustelo a contribuir para o triunfo coletivo

Padre a celebrar a missa.
Algarve Nacional

Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos

08:44 26 Outubro, 2026 08:44 26 Outubro, 2026

Cerimónia greco-católica integra um ciclo nacional de 29 missas promovidas pela Servilusa e realiza-se a 1 de novembro, na Igreja de Santo António do Alto

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Nacional

Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto

07:00 26 Outubro, 2026 06:51 26 Outubro, 2026

Manifestantes reuniram-se em Faro para contestar a atuação da PSP nas acampadas pela habitação, que terminou com 33 feridos e 31 detidos

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'".

Algarve, Desporto

João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro

08:30 26 Outubro, 2026 08:22 26 Outubro, 2026

Clube algarvio sagrou-se campeão regional de corta-mato por equipas masculinas e femininas, com João Sustelo a contribuir para o triunfo coletivo

Padre a celebrar a missa.
Algarve, Nacional

Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos

08:44 26 Outubro, 2026 08:44 26 Outubro, 2026

Cerimónia greco-católica integra um ciclo nacional de 29 missas promovidas pela Servilusa e realiza-se a 1 de novembro, na Igreja de Santo António do Alto

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos
    Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos
  • João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro
    João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro
  • São Brás de Alportel promove fórum de negócios para transformar ideias em projetos
    São Brás de Alportel promove fórum de negócios para transformar ideias em projetos
  • Projeto algarvio Poesias do Mundo leva artistas internacionais a festival de cinema e literatura em Marrocos
    Projeto algarvio Poesias do Mundo leva artistas internacionais a festival de cinema e literatura em Marrocos
  • Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto
    Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto

Opinião

  • A força do acreditar | Por Andrea Moura
    A força do acreditar | Por Andrea Moura
  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal