Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Portugal une-se à luta global contra a lepra no 38.º ano consecutivo

A erradicação da lepra exige combate à desnutrição, acesso a água potável, melhores condições de higiene e cuidados de saúde básicos

17:36 20 Janeiro, 2025 17:12 20 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) assinala, pelo 38.º ano consecutivo em Portugal, o Dia Mundial dos Doentes de Lepra, sensibilizando a população para os impactos físicos e o estigma social associados à doença, ao mesmo tempo que promove o habitual Peditório Nacional. Esta data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1954, a pedido de Raoul Follereau, visa alertar para as condições de sofrimento e miséria em que vivem muitas pessoas afetadas pela lepra. Atualmente, é celebrada em cerca de 130 países.

Apesar de a lepra ter cura, a sua erradicação depende de fatores como o combate à desnutrição, o acesso a água potável, melhores padrões de higiene e cuidados de saúde básicos. Apostar na prevenção e no diagnóstico precoce é essencial para travar a propagação da doença.

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em setembro de 2023, foram diagnosticados 182.815 novos casos de lepra em 2023, representando um aumento de 5% em relação a 2022. Entre estes, 10.322 casos referem-se a crianças com menos de 15 anos, indicando uma transmissão recente da infeção. Este aumento reflete as condições de pobreza extrema que favorecem o contágio.

Verificou-se também um aumento de 1,8% nos casos de deformações graves, tanto em adultos como em crianças (266 casos em menores de 15 anos), revelando diagnósticos tardios. Para combater esta situação, tem havido um investimento na formação e capacitação de agentes de saúde que possam identificar e diagnosticar a doença precocemente, contribuindo para a sua prevenção.

A Índia, o Brasil e a Indonésia representam 79,3% dos novos casos diagnosticados, seguidos pela República Democrática do Congo, Bangladesh e Moçambique, num total de 184 países. Em Portugal, a lepra está erradicada, surgindo apenas casos esporádicos importados de países endémicos em África, América Latina ou Ásia, tratados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Historicamente, a Região Litoral Centro (Coimbra, Leiria, Lisboa e Vale do Tejo) foi a mais afetada pela lepra em Portugal. Por este motivo, foi construído o Hospital Rovisco Pais, na Tocha, Cantanhede, em 1947, onde foram tratados e acompanhados cerca de 3.260 doentes. Atualmente, o hospital alberga um Núcleo Museológico dedicado à doença de Hansen, cuja visita é recomendada.

Sobre a APARF

A APARF – Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau, fundada em 1987, é uma IPSS, sem fins lucrativos, reconhecida oficialmente de utilidade pública. Tem Direcção Nacional e a sede em Lisboa. Integra um Núcleo Regional (de âmbito distrital) e várias dezenas de Grupos Locais (de âmbito de povoação ou freguesia).

Esta associação tem por objeto social prestar assistência material, sanitária e moral às pessoas afectadas pela doença de Hansen (lepra), e suas famílias. Promove acções de prevenção, tratamento e cura desta terrível doença, e de outras doenças estigmatizantes, resultantes da pobreza e da falta de condições sanitárias e alimentação básicas. Apoia em Portugal os doentes e ex-doentes de lepra e suas famílias.

Durante 38 anos da sua existência já diagnosticou e acompanhou milhares de doentes de lepra em mais de 50 países, de quatro continentes.

É membro da UIARF – União Internacional das Associações Raoul Follereau, sediada em Paris, França; está inscrita e acreditada como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento; a sua acção é inspirada na vida e obra de Raoul Follereau.

Sobre Raoul Follereau

Escritor, jornalista e advogado francês, nascido em 1903, que deixou a sua actividade profissional para se dedicar exclusivamente à causa dos doentes de lepra, após um primeiro encontro com estes doentes, em 1935, no Níger. Em 1957 visita Portugal e o Hospital Rovisco Pais, na Tocha. Em 1966 criou o ILEP (Federação Internacional das Associações que lutam contra a Lepra no Mundo).

Em 1968 cria as Fundações Raoul Follereau e visita Portugal pela 2ª vez, proferindo conferências em diversos locais do país; visita o Hospital Rovisco Pais pela segunda vez. Em 50 anos ao serviço dos doentes de lepra, juntamente com Madeleine Boudou, com quem casou em 1925, deu a volta ao mundo várias vezes a visitar leprosarias/prisões, a proferir milhares de conferências, numa entrega total ao serviço destes estigmatizados doentes. Raoul Follereau faleceu em Paris, a 6 de dezembro de 1977. Contava 74 anos o “vagabundo da caridade” ou “apóstolo dos leprosos” como era frequentemente apelidado.

O que é a lepra

A doença de Hansen mais conhecida como Lepra é uma doença infecciosa crónica, causada pela “Mycobacterium Leprae”, caracterizada por largo período de incubação (até dez anos ou mais). As primeiras referências escritas relativas à Lepra datam de 1500 anos a. C. Desde então a doença era considerada como um castigo divino, até que a identificação do bacilo veio esclarecer a sua causa. A identificação do bacilo responsável pela doença foi identificado em 1873 pelo médico norueguês Dr. Gerhard Armauer Hansen, daí provindo o nome de Doença de Hansen.

Os enfermos eram internados compulsivamente em Lazaretos ou ilhas de Leprosos ficando privados dos mais elementares direitos, como o casamento, família, circulação no território, herdar ou possuir bens. Tais medidas foram implementadas sobretudo para não contagiarem a restante família e sociedade.

A lepra não é hereditária, como se julgou durante muitos séculos, mas contagiosa pois passa de uma pessoa afectada a uma outra “susceptível”. O contágio verifica-se em ambientes e entre populações que sofrem de desnutrição, sem acesso a água potável e, portanto, de baixos padrões de higiene.

Apenas no século XX, na década de quarenta, se criou o primeiro medicamento, a sulfona, que conteve a proliferação da doença, mas não como tratamento definitivo e sua cura. Esta só foi possível a partir de 1980, com a poliquimioterapia – PCT.

Quando aplicados em prazos e doses adequadas permite o tratamento rápido, completo e não deixa sequelas no doente. No entanto, na ausência de vacina e, dado o longo período de incubação do bacilo, torna-se difícil a erradicação da doença.

Quando não é diagnosticada e tratada atempadamente, evolui e causa úlceras ao nível da pele, afecta o sistema nervoso periférico, mutila, provoca a cegueira e a morte.

Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Algarve Edição Papel Opinião

A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho

07:30 23 Agosto, 2026 17:13 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Como confirmámos nas cheias de 2015, o Centro de Saúde de Albufeira está em zona inundável", afirma António Nóbrega

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

António José Seguro, Presidente da República.
Economia Nacional

“As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas

22:56 22 Agosto, 2026 22:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

Futuro das reformas voltou ao debate esta semana e António José Seguro foi confrontado por um cidadão preocupado

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Gato no corredor de casa. Crédito: Freepik AI
Animais

Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença

18:10 22 Agosto, 2026 22:23 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Ciência revela que conquistar rapidamente a confiança de um gato pode depender de um comportamento simples durante a aproximação ao animal

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge

22:45 22 Agosto, 2026 22:41 22 Agosto, 2026 | João Luís

A Segurança Social prevê pensão de sobrevivência para alguns ex-cônjuges, mas existe uma condição essencial

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Maria da Conceição. Crédito: CMSBA
Algarve

Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

22:30 22 Agosto, 2026 22:32 22 Agosto, 2026 | João Luís

São Brás de Alportel despede-se de Maria da Conceição, que faleceu aos 113 anos e era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

Casal de reformados. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses

20:40 22 Agosto, 2026 18:44 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a ser estudadas que podem mexer no valor da reforma, na idade de saída e até na forma de poupar para o futuro

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão

18:40 21 Agosto, 2026 18:53 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Moda, corpo e performance surgiram em Faro como instrumentos de liberdade, inclusão e mudança no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Algarve, Edição Papel, Opinião

A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho

07:30 23 Agosto, 2026 17:13 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Como confirmámos nas cheias de 2015, o Centro de Saúde de Albufeira está em zona inundável", afirma António Nóbrega

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

António José Seguro, Presidente da República.
Economia, Nacional

“As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas

22:56 22 Agosto, 2026 22:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

Futuro das reformas voltou ao debate esta semana e António José Seguro foi confrontado por um cidadão preocupado

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Gato no corredor de casa. Crédito: Freepik AI
Animais

Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença

18:10 22 Agosto, 2026 22:23 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Ciência revela que conquistar rapidamente a confiança de um gato pode depender de um comportamento simples durante a aproximação ao animal

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge

22:45 22 Agosto, 2026 22:41 22 Agosto, 2026 | João Luís

A Segurança Social prevê pensão de sobrevivência para alguns ex-cônjuges, mas existe uma condição essencial

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Maria da Conceição. Crédito: CMSBA
Algarve

Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

22:30 22 Agosto, 2026 22:32 22 Agosto, 2026 | João Luís

São Brás de Alportel despede-se de Maria da Conceição, que faleceu aos 113 anos e era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

Casal de reformados. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses

20:40 22 Agosto, 2026 18:44 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a ser estudadas que podem mexer no valor da reforma, na idade de saída e até na forma de poupar para o futuro

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão

18:40 21 Agosto, 2026 18:53 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Moda, corpo e performance surgiram em Faro como instrumentos de liberdade, inclusão e mudança no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Últimas Notícias

  • “Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”
    “Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”
  • Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas
    Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas
  • Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”
    Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”
  • “As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas
    “As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas
  • Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge
    Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge

Opinião

  • A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
    A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
    Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento