Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Portugal une-se à luta global contra a lepra no 38.º ano consecutivo

A erradicação da lepra exige combate à desnutrição, acesso a água potável, melhores condições de higiene e cuidados de saúde básicos

17:36 20 Janeiro, 2025 17:12 20 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) assinala, pelo 38.º ano consecutivo em Portugal, o Dia Mundial dos Doentes de Lepra, sensibilizando a população para os impactos físicos e o estigma social associados à doença, ao mesmo tempo que promove o habitual Peditório Nacional. Esta data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1954, a pedido de Raoul Follereau, visa alertar para as condições de sofrimento e miséria em que vivem muitas pessoas afetadas pela lepra. Atualmente, é celebrada em cerca de 130 países.

Apesar de a lepra ter cura, a sua erradicação depende de fatores como o combate à desnutrição, o acesso a água potável, melhores padrões de higiene e cuidados de saúde básicos. Apostar na prevenção e no diagnóstico precoce é essencial para travar a propagação da doença.

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em setembro de 2023, foram diagnosticados 182.815 novos casos de lepra em 2023, representando um aumento de 5% em relação a 2022. Entre estes, 10.322 casos referem-se a crianças com menos de 15 anos, indicando uma transmissão recente da infeção. Este aumento reflete as condições de pobreza extrema que favorecem o contágio.

Verificou-se também um aumento de 1,8% nos casos de deformações graves, tanto em adultos como em crianças (266 casos em menores de 15 anos), revelando diagnósticos tardios. Para combater esta situação, tem havido um investimento na formação e capacitação de agentes de saúde que possam identificar e diagnosticar a doença precocemente, contribuindo para a sua prevenção.

A Índia, o Brasil e a Indonésia representam 79,3% dos novos casos diagnosticados, seguidos pela República Democrática do Congo, Bangladesh e Moçambique, num total de 184 países. Em Portugal, a lepra está erradicada, surgindo apenas casos esporádicos importados de países endémicos em África, América Latina ou Ásia, tratados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Historicamente, a Região Litoral Centro (Coimbra, Leiria, Lisboa e Vale do Tejo) foi a mais afetada pela lepra em Portugal. Por este motivo, foi construído o Hospital Rovisco Pais, na Tocha, Cantanhede, em 1947, onde foram tratados e acompanhados cerca de 3.260 doentes. Atualmente, o hospital alberga um Núcleo Museológico dedicado à doença de Hansen, cuja visita é recomendada.

Sobre a APARF

A APARF – Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau, fundada em 1987, é uma IPSS, sem fins lucrativos, reconhecida oficialmente de utilidade pública. Tem Direcção Nacional e a sede em Lisboa. Integra um Núcleo Regional (de âmbito distrital) e várias dezenas de Grupos Locais (de âmbito de povoação ou freguesia).

Esta associação tem por objeto social prestar assistência material, sanitária e moral às pessoas afectadas pela doença de Hansen (lepra), e suas famílias. Promove acções de prevenção, tratamento e cura desta terrível doença, e de outras doenças estigmatizantes, resultantes da pobreza e da falta de condições sanitárias e alimentação básicas. Apoia em Portugal os doentes e ex-doentes de lepra e suas famílias.

Durante 38 anos da sua existência já diagnosticou e acompanhou milhares de doentes de lepra em mais de 50 países, de quatro continentes.

É membro da UIARF – União Internacional das Associações Raoul Follereau, sediada em Paris, França; está inscrita e acreditada como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento; a sua acção é inspirada na vida e obra de Raoul Follereau.

Sobre Raoul Follereau

Escritor, jornalista e advogado francês, nascido em 1903, que deixou a sua actividade profissional para se dedicar exclusivamente à causa dos doentes de lepra, após um primeiro encontro com estes doentes, em 1935, no Níger. Em 1957 visita Portugal e o Hospital Rovisco Pais, na Tocha. Em 1966 criou o ILEP (Federação Internacional das Associações que lutam contra a Lepra no Mundo).

Em 1968 cria as Fundações Raoul Follereau e visita Portugal pela 2ª vez, proferindo conferências em diversos locais do país; visita o Hospital Rovisco Pais pela segunda vez. Em 50 anos ao serviço dos doentes de lepra, juntamente com Madeleine Boudou, com quem casou em 1925, deu a volta ao mundo várias vezes a visitar leprosarias/prisões, a proferir milhares de conferências, numa entrega total ao serviço destes estigmatizados doentes. Raoul Follereau faleceu em Paris, a 6 de dezembro de 1977. Contava 74 anos o “vagabundo da caridade” ou “apóstolo dos leprosos” como era frequentemente apelidado.

O que é a lepra

A doença de Hansen mais conhecida como Lepra é uma doença infecciosa crónica, causada pela “Mycobacterium Leprae”, caracterizada por largo período de incubação (até dez anos ou mais). As primeiras referências escritas relativas à Lepra datam de 1500 anos a. C. Desde então a doença era considerada como um castigo divino, até que a identificação do bacilo veio esclarecer a sua causa. A identificação do bacilo responsável pela doença foi identificado em 1873 pelo médico norueguês Dr. Gerhard Armauer Hansen, daí provindo o nome de Doença de Hansen.

Os enfermos eram internados compulsivamente em Lazaretos ou ilhas de Leprosos ficando privados dos mais elementares direitos, como o casamento, família, circulação no território, herdar ou possuir bens. Tais medidas foram implementadas sobretudo para não contagiarem a restante família e sociedade.

A lepra não é hereditária, como se julgou durante muitos séculos, mas contagiosa pois passa de uma pessoa afectada a uma outra “susceptível”. O contágio verifica-se em ambientes e entre populações que sofrem de desnutrição, sem acesso a água potável e, portanto, de baixos padrões de higiene.

Apenas no século XX, na década de quarenta, se criou o primeiro medicamento, a sulfona, que conteve a proliferação da doença, mas não como tratamento definitivo e sua cura. Esta só foi possível a partir de 1980, com a poliquimioterapia – PCT.

Quando aplicados em prazos e doses adequadas permite o tratamento rápido, completo e não deixa sequelas no doente. No entanto, na ausência de vacina e, dado o longo período de incubação do bacilo, torna-se difícil a erradicação da doença.

Quando não é diagnosticada e tratada atempadamente, evolui e causa úlceras ao nível da pele, afecta o sistema nervoso periférico, mutila, provoca a cegueira e a morte.

Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Bliss Vilamoura.
Algarve Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Melides.
Nacional Vida & Lazer

Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona

13:50 24 Julho, 2026 12:48 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aproveitaram a passagem pela Europa para descansar com os filhos numa das zonas mais tranquilas da costa portuguesa

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 09:39 24 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Master D. Crédito: Foto DR
Algarve Branded Content Economia Pub

Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho

19:00 24 Julho, 2026 16:13 22 Julho, 2026 | POSTAL

Conheça as competências mais procuradas no setor e descubra como a formação da Master D pode ajudar a abrir portas no mercado de trabalho

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Bliss Vilamoura.
Algarve, Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Melides.
Nacional, Vida & Lazer

Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona

13:50 24 Julho, 2026 12:48 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aproveitaram a passagem pela Europa para descansar com os filhos numa das zonas mais tranquilas da costa portuguesa

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa, Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 09:39 24 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Master D. Crédito: Foto DR
Algarve, Branded Content, Economia, Pub

Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho

19:00 24 Julho, 2026 16:13 22 Julho, 2026 | POSTAL

Conheça as competências mais procuradas no setor e descubra como a formação da Master D pode ajudar a abrir portas no mercado de trabalho

Últimas Notícias

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
    Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
  • Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
    Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
  • À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
    À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
  • Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
    Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

Opinião

  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento