Não satisfeita com a forma como a pandemia está evoluir no concelho, a Câmara de Portimão reforçou as medidas com impacto imediato na segurança sanitária da comunidade. Assim, a partir desta terça-feira, “qualquer residente poderá inscrever-se e efetuar um teste gratuito à Covid-19 e, em complemento a esta medida, assim como em resposta direta ao surto detetado no setor da construção, através de rastreios em estaleiros de obras de Portimão, a autoridade de saúde local já avançou com a testagem de todos os trabalhadores deste setor, com o apoio da Autoridade para as Condições de Trabalho, do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros de Portimão”, informa a autarquia em comunicado.
Numa estratégia municipal mais ambiciosa, a autarquia avança com testagem massiva da população em parceria com o Centro ABC – Algarve Biomedical Center instalado no ‘drive thru’ a funcionar no Portimão Arena, pelo que, a partir de hoje, qualquer residente poderá inscrever-se e efetuar um teste gratuito à Covid-19, mediante preenchimento do formulário disponível aqui ou por contacto telefónico com a linha “Proteção 24”, através do número 808 282 112, que se encontra disponível 24 horas por dia, informando, se necessário, que necessita de meio de transporte, no sentido de ser encontrada uma solução para a sua deslocação ao local.
Após a submissão individual, cada utente irá receber um e-mail de confirmação da receção dos dados. Atempadamente à realização do respetivo teste de antigénio, cada pessoa receberá outra mensagem com a confirmação do local, data e hora da marcação.
Em complemento a esta medida, e como resposta direta ao atual surto de Covid-19 detetado em empresas do setor da construção civil que operam na região, identificados pelas ações de rastreio levadas a cabo no concelho de Portimão, a autarquia continua a testar todos os trabalhadores deste setor, abrangendo os vários estaleiros de obras ativos no território municipal.
Num esforço conjunto entre a Autoridade para as Condições no Trabalho, a Autoridade de Saúde Local e a Proteção Civil Municipal, desde o passado dia 20 de março está a ser testado todo o pessoal ligado à construção civil no concelho, de forma a controlar e travar o surto atualmente existente nesse setor e que foi detetado mal surgiu.
Uma vez que o surto desmultiplicou-se face a eventos de natureza social, veementemente desaconselhados neste momento, a equipa multidisciplinar de apoio à saúde pública, que inclui trabalhadores destacados pela autarquia na Proteção Civil Municipal, estão a trabalhar ininterruptamente para acompanhar de perto os contactos dos casos positivos, não apenas os funcionários, mas também as respetivas famílias, colocando toda a gente em isolamento precocemente, de forma a quebrar as cadeias de transmissão.
A autarquia afirma que “os elevados indicadores da pandemia que atualmente se registam em Portimão acontecem depois de, nos últimos dois meses, se registar uma situação epidemiológica controlada, com um número diário de casos considerado baixo, em contraciclo com a própria região algarvia e o país”.
“Hoje, o objetivo prioritário é estancar este e futuros surtos de forma rápida e eficaz, evitando que Portimão sofra nas próximas semanas um nefasto retrocesso no desconfinamento em curso, devido à subida acima da média dos indicadores sanitários, o que, a verificar-se, trará repercussões muito graves para a economia local e para os munícipes, pelo que a colaboração de todos é fundamental”, conclui.