Na próxima quarta-feira, o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passará a ter informações, atualizadas diariamente, sobre os serviços de urgência de obstetrícia encerrados, para que as grávidas saibam onde se dirigir em caso de urgência.
Depois de dois dias encerrado, o bloco de partos do Hospital de Portimão reabriu esta segunda-feira. Há 72 horas que todas as mulheres grávidas com mais de 22 semanas de gestação estavam a ser encaminhadas para o Hospital de Faro.
Há oito meses que Portimão está com constrangimentos no bloco de partos por causa da escassez de médicos pediatras para atender os recém-nascidos, já que os clínicos do quadro não são suficientes para preencher as escalas.
Em Aveiro, foi a falta de médicos obstetras que fez encerrar a urgência de obstétrica entre as 20:00 de domingo e as 08:30 desta segunda-feira. As mulheres grávidas que precisaram de atendimento urgente foram encaminhadas pelo INEM para outras maternidades da região Centro.
Também o bloco de partos do Hospital de Braga esteve fechado nas últimas 24 horas – a quinta vez, em duas semanas, que as urgências obstétricas desde hospital encerram por falta de médicos especialistas. Várias utentes foram transferidas para hospitais da região, nomeadamente Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo.
Os encerramentos das maternidades estão a ser coordenados pela recém-criada comissão de acompanhamento da obstetrícia e, a meio desta semana, estarão disponíveis no portal do SNS informações atempadas sobre os serviços em contingência e as maternidades de recurso.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL