Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Nacional, Política, Saúde

PONTOS ESSENCIAIS: Medidas do estado de emergência

A lista de concelhos será atualizada a cada 15 dias. A próxima revisão será realizada na quinta-feira

10:46 8 Novembro, 2020 12:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
André Ventura, o PS entende que “são de saudar as candidaturas presidenciais já apresentadas que defendem a Constituição e querem consolidar e reforçar o regime democrático”

O Governo aprovou no sábado as medidas do estado de emergência que vai vigorar entre segunda-feira e 23 de novembro, prevendo o recolher obrigatório noturno durante a semana nos 121 concelhos de maior risco de contágio, entre outras medidas.

Nestes 121 municípios, onde há “risco elevado de transmissão da covid-19”, abrangendo 70% da população residente, ou seja, 7,1 milhões de habitantes em Portugal, incluindo todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, a circulação também estará limitada nos próximos dois fins de semana entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

O executivo aprovou ainda outras medidas que se irão aplicar a Portugal Continental, como a possibilidade da medição de temperatura corporal por meios não invasivos e a possibilidade de exigir testes de diagnóstico para a covid-19.

Na semana passada, o Governo já tinha aprovado outras medidas para conter a pandemia de covid-19.

Portugal continental

– Grupos em restaurantes limitados a seis pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

– Possibilidade de realizar medições de temperatura corporal por meios não invasivos, no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, meios de transporte, espaços comerciais, culturais e desportivos.

No caso da recusa de medição de temperatura corporal ou nos casos em que a temperatura corporal for igual ou superior a 38.º C pode determinar-se o impedimento no acesso aos locais mencionados.

A medição de temperatura corporal não prejudica o direito à proteção individual de dados.

– Possibilidade de exigir testes de diagnóstico para a covid-19 em estabelecimentos de saúde, estruturas residenciais, estabelecimentos de ensino, à entrada e à saída de território nacional, por via aérea ou marítima, em estabelecimentos Prisionais e em outros locais, por determinação da Direção-Geral da Saúde.

– Possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos setores privado e social, após tentativa de acordo e mediante justa compensação.

– Mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreamento, como a realização de inquéritos epidemiológicos, rastreio de contactos, seguimento de pessoas sob vigilância ativa, a trabalhadores em isolamento profilático, trabalhadores de grupos de risco, professores sem componente letiva, militares das Forças Armadas.

Concelhos com risco elevado

Há 121 concelhos de Portugal Continental que estão em confinamento parcial desde a semana passada, seguindo o critério de terem “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias” ou em função da proximidade com um outro município nessa situação.

A lista de concelhos será atualizada a cada 15 dias. A próxima revisão será realizada na quinta-feira.

Medidas para os 121 concelhos:

– Dever de permanência no domicílio, exceto para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas.

– Estabelecimentos de comércio encerram até às 22:00.

– Restaurantes têm de encerrar às 22:30.

– Presidentes das câmaras municipais podem fixar um horário de encerramento inferior ao limite máximo estabelecido, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.

– Proibidos eventos e celebrações com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

– Presidentes das câmaras municipais decidem sobre a realização de feiras e mercados de levante.

– Permitidas as cerimónias religiosas e espetáculos de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde.

– Obrigatoriedade do teletrabalho sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador.

– Regime excecional e transitório de reorganização do trabalho aplicável às empresas com locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores.

– Proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 em dias de semana e nos fins de semana de 14 e 15 de novembro e 21 e 22 de novembro a partir das 13:00 (estão previstas exceções como deslocações a trabalho, regresso ao domicilio, situações de emergência ou o passeio de animais de estimação, entre outras).

Estas medidas abrangem os concelhos de:

Alcácer do Sal, Alcochete, Alenquer, Alfândega da Fé, Alijó, Almada, Amadora, Amarante, Amares, Arouca, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Azambuja, Baião, Barcelos, Barreiro, Batalha, Beja, Belmonte, Benavente, Borba, Braga, Bragança, Cabeceiras de Basto, Cadaval, Caminha, Cartaxo, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Chamusca, Chaves, Cinfães, Constância, Covilhã, Espinho, Esposende, Estremoz, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Fornos de Algodres, Fundão, Gondomar, Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, Lisboa, Loures, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mesão Frio, Mogadouro, Moimenta da Beira, Moita, Mondim de Basto, Montijo, Murça, Odivelas, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Oliveira de Frades, Ovar, Paços de Ferreira, Palmela, Paredes de Coura, Paredes, Penacova, Penafiel, Peso da Régua, Pinhel, Ponte de Lima, Porto, Póvoa de Varzim, Póvoa do Lanhoso, Redondo, Ribeira da Pena, Rio Maior, Sabrosa, Santa Comba Dão, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santarém, Santo Tirso, São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João da Pesqueira, Sardoal, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sever do Vouga, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Tabuaço, Tondela, Trancoso, Trofa, Vale da Cambra, Valença, Valongo, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Flor, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Vila Velha de Ródão, Vila Verde, Vila Viçosa e Vizela.

RELACIONADO:

Covid: 915 funcionários públicos e 128 professores vão apoiar no rastreio e na vigilância

Veja aqui a lista dos 121 municípios de “risco elevado de transmissão” Covid-19

Covid-19: Três surtos em São Brás de Alportel “encerrados”

Covid-19: São Brás de Alportel surpreendido com inclusão em lista de “alto risco de contágio”

Covid-19: São Brás de Alportel entre os 121 concelhos que vão entrar em confinamento parcial

Há 593 escolas com casos confirmados das quais 38 no Algarve [Ver lista]

Novo máximo de Infeções. Algarve tem mais 82 casos e Alentejo mais 49 com 3 óbitos

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Algarve

Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”

07:15 11 Maio, 2026 06:52 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arquitetos do Algarve serão distinguidos em cerimónia pública integrada no Prémio de Arquitetura do Algarve’25, em Loulé

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Algarve Desporto

Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha

07:00 11 Maio, 2026 06:42 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube olhanense afirma-se entre os melhores do país no Kempo ao conquistar título nacional e segundo lugar coletivo

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Contentores do lixo. Crédito: Foto AI
Nacional

Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

16:30 10 Maio, 2026 14:57 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta nova tecnologia de reciclagem com contentores inteligentes já está instalada em várias zonas do país e poderá chegar a mais localidades

Algarve Cultura Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Algarve

Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”

07:15 11 Maio, 2026 06:52 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arquitetos do Algarve serão distinguidos em cerimónia pública integrada no Prémio de Arquitetura do Algarve’25, em Loulé

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Algarve, Desporto

Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha

07:00 11 Maio, 2026 06:42 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube olhanense afirma-se entre os melhores do país no Kempo ao conquistar título nacional e segundo lugar coletivo

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Contentores do lixo. Crédito: Foto AI
Nacional

Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

16:30 10 Maio, 2026 14:57 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta nova tecnologia de reciclagem com contentores inteligentes já está instalada em várias zonas do país e poderá chegar a mais localidades

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Últimas Notícias

  • Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”
    Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”
  • Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha
    Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha
  • Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia
    Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia
  • Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
    Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
  • Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
    Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
  • “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
    “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

Opinião

  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
  • “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
    “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal