A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) atribuiu à psicóloga e professora Isabel Leal o Prémio Carreira Sul 2021, por unanimidade e com pontuação máxima em todos os critérios.
Presidido pela professora doutora Sara Bahia, o júri independente destacou a “sua longa e consistente carreira com importantes contributos para a área científica, para a formação de um vasto número de psicólogos, para a prática clínica ao longo das várias etapas do desenvolvimento humano e, ainda, pelo forte impacto que tem na sociedade”.
O Prémio Carreira – Sul 2021 pretende recompensar um Membro Efetivo da OPP com morada profissional na Região Sul, que tenha realizado ao longo da sua carreira um trabalho de destaque no domínio da Psicologia, com impacto significativo na sua região.
Além do Prémio Carreira, a Direção da Delegação Regional Sul da OPP atribui ainda anualmente o Prémio de Boas Práticas Sul, o Prémio de Boas Práticas Distrital e o Prémio Ano Profissional Júnior.
Isabel Leal recebeu o prémio esta quarta-feira, na sede da OPP, numa cerimónia que contou com a participação do bastonário Francisco Miranda Rodrigues.
Sobre Isabel Leal
Isabel Leal é psicóloga clínica, psicoterapeuta, doutorada pela Universidade Católica de Louvain e Reitora do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida desde 12 de outubro de 2020.
A professora doutora Isabel Leal desenvolveu atividade profissional no âmbito do Ministério da Saúde, nos Hospitais Civis de Lisboa e na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, onde fundou e coordenou o Departamento de Psicologia Clínica. Foi Conselheira da Comissão Nacional de Luta contra a Sida, Consultora do “Projecto de Promoção da Saúde Mental na Gravidez e na Primeira Infância” da Direção-Geral da Saúde, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e Presidente do júri do Prémio Madalena Barbosa, da Câmara Municipal de Lisboa, que promove a igualdade de género.
Tem 45 livros publicados como autora e editora e 227 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.