Despertar a meio da noite pode ser uma experiência frustrante, especialmente se estava a desfrutar de um sono profundo e reparador. Nestes momentos, há comportamentos que deve evitar para não comprometer o resto da noite. Lisa Artis, especialista em sono, partilhou com o Mirror alguns conselhos valiosos que podem ajudar a evitar que essa interrupção se transforme numa insónia prolongada.
Um dos erros mais comuns que pode cometer ao acordar a meio da noite é envolver-se em atividades que estimulem o cérebro. Como sublinha Lisa Artis, “envolver-se em atividades estimulantes, como verificar e-mails, percorrer as redes sociais ou assistir a um programa de televisão, pode dificultar o relaxamento e o adormecimento”. Estas atividades, aparentemente inofensivas, mantêm o cérebro num estado de alerta, dificultando a sua capacidade de voltar a adormecer rapidamente.
Se se encontrar acordado por mais de 20 minutos, a recomendação é simples: levante-se. Ficar na cama durante longos períodos de vigília pode ter um efeito contraproducente. “Ficar na cama pode criar uma associação entre a vigília e o seu ambiente de sono, tornando ainda mais difícil adormecer no futuro”, explica a especialista. Levantar-se e realizar uma atividade relaxante, como ler um livro (mas não no telemóvel), pode ser mais eficaz para recuperar o sono.
Outra dica crucial é resistir à tentação de acender a luz principal do quarto. A luz intensa pode “enganar o seu cérebro para que se mantenha acordado”, prolongando o estado de vigília. Em vez disso, opte por uma luz suave, caso precise de se levantar, para minimizar o impacto na sua capacidade de voltar a adormecer.
Manter um ambiente calmo e evitar atividades estimulantes são passos essenciais para conseguir adormecer novamente após despertar a meio da noite. Lembre-se, o segredo para uma noite tranquila passa por não ‘acordar’ o cérebro desnecessariamente. Ao seguir estas orientações, partilhadas pelo Notícias ao Minuto, estará a contribuir para uma melhor qualidade de sono e, por consequência, para um despertar mais revigorado na manhã seguinte.
Leia também: Saiba qual é o novo prazo de validade da carta de condução