As vespas sempre andaram por aí, mas há alguns anos Portugal registou a chegada da chamada vespa asiática. Muito se tem escrito acerca desta espécie de vespas, até porque se diz que podem ter efeitos letais, no entanto, elas não são particularmente mais perigosas do que as vespas europeias. De qualquer forma, em caso de picada, avalie as reações do seu organismo ao veneno da vespa.
Uma das maiores preocupações associadas às picadas de vespa asiática prende-se com as reações alérgicas ao seu veneno. De acordo com a DECO Proteste, em “em alguns casos, a reação pode levar a um choque anafilático que, se não for rapidamente tratado, pode resultar em morte”.
Quais os sintomas de choque anafilático?
O choque anafilático dá-se apenas em situações de alergia severa ao veneno da vespa asiática. Esta reação tanto pode iniciar-se uns minutos após a picada, como apenas uma hora depois. Os principais sintomas são a sensação de comichão generalizada; o aparecimento de urticária; inchaço no lábio, pescoço e no rosto; dificuldades respiratórias; náuseas e vómitos e tonturas. Caso sinta estes sinais, ligue para o 112.
Se não tiver reação alérgica severa há como tratar a picada em casa
Apenas algumas pessoas fazem graves alergias ao veneno da vespa asiática, por isso, se não for o seu caso, pode tratar a picada em casa. Evite apertar a zona atacada e não recorra a pinças. Se o fizer estará a espalhar o veneno da vespa. A DECO aconselha a que se lave a picada apenas com água e sabão. Para diminuir a dor causada pela picada pode sempre arrefecer a área afetada com uma compressa fria ou gelo envolto num pano.
No caso de ter sido picado por uma vespa asiática ou se estava na rua e pensa ter encontrado um ninho, tire fotografias e preencha o formulário da ferramenta STOPvespa, do Instituto Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Esta ferramenta visa monitorizar a expansão da vespa asiática, contribuindo para uma mais rápida localização e remoção dos ninhos.
Leia também: Mãe que levou bebé do Hospital de Faro proibida de se aproximar da filha