A Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim vai inaugurar na próxima sexta-feira, pelas 16:00 a nova Estrutura Residencial e Centro de Dia “José Cabrita” – Alzheimer e outras demências. A sessão será presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
A Estrutura Residencial e Centro de Dia “José Cabrita – Alzheimer e demências”, foi financiada no âmbito do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, contou ainda com o apoio financeiro do Município de Castro Marim e trata-se da primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do nosso país.
“Este equipamento social destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados. Simultaneamente será ainda, desenvolvida uma resposta social de centro de dia, com capacidade para 20 pessoas”, explica a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim em comunicado.
Esta Estrutura visa posicionar-se como “uma unidade piloto e de referência na prestação de cuidados e intervenção terapêutica em matéria de doenças neurodegenerativas, em particular demências, através da promoção de serviços de excelência, coadunados com atividade científica e cooperação com a comunidade”, acrescenta.