O filósofo que ficou célebre por ser considerado o suporte intelectual do Presidente brasileiro Jair Bolsonaro vivia nos Estados Unidos e morreu aos 74 anos, deixando oito filhos e 18 netos. A notícia foi dada no perfil de Olavo de Carvalho no Instagram, na madrugada desta terça-feira.
Embora a nota oficial não avance com a causa da morte, há cerca de uma semana, o próprio Olavo de Carvalho havia anunciado nas redes sociais ter sido infetado e estar com covid-19, o que o levou a ser internado num hospital na região de Richmond, no estado norte-americano da Virgínia.
Jair Bolsonaro já reagiu nas redes sociais, classificando Olavo de Carvalho como “um dos maiores pensadores da história” do Brasil. Afirmou ainda que o país perdia “um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros”. Para concluir: “O seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”.
Apesar de se autointitular professor de Filosofia, Olavo de Carvalho, que nasceu no interior do estado de São Paulo, publicou mais de 30 obras, muitas das quais ensaios. Ficou conhecido pelos vídeos e os livros que suportavam teoricamente o conservadorismo político. Há cerca de num mês, foi convocado pela Polícia federal brasileira para prestar declarações sobre a suposta divulgação de notícias falsas.
Na última sexta-feira, Jair Bolsonaro havia perdido a mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL