A Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências, em Castro Marim, vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, pelas 16:00.
A sessão inaugural será presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, juntamente com a direção da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim e do executivo do Município de Castro Marim.
Sendo a primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do País, a estrutura de 5 milhões de euros foi financiada em cerca de 83% do valor elegível.
“Incluída no Plano de Ação da ARU e do PARU, foi financiada pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.557.766,69 euros, somados ao milhão de euros de apoio do Município de Castro Marim”, explica a autarquia castromarinense, acrescentando que “o restante montante foi assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário”.
Este equipamento social destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados. Simultaneamente, o centro de dia terá capacidade para 20 pessoas.