Uma mãe disse ao POSTAL estar indignada ao dirigir-se ontem à noite ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Vila Real de Santo António com a sua filha mais velha, que se tinha magoado na mão direita, numa brincadeira com o irmão do meio, que lhe passou com a roda da bicicleta por cima da mão.
Segundo Ana Cláudia Laranjo, a sua filha “tinha a mão inchada e inclusive não mexia o dedo polegar, literalmente”.
No SUB de VRSA foi feita a triagem. “Foi vista por um médico e fizeram um raio X” garantiu a mãe ao POSTAL.
Resultado? Foi dito à mãe que a filha “não tinha nada”. E, lá “veio para casa com a indicação de lhe dar Brufen para as dores que, como ainda tinha, acabei por não pedir a receita”.
“Hoje continuava com dores, mas mesmo assim foi para a escola. Ligou-me aflita com dores e fomos para Faro, para a Pediatria. Foi vista na triagem e eu inclusive mencionei que já tinha sido vista ontem (5/11/18) no SUB de VRSA e que tinha sido feito um raio X” disse a mãe.
Segundo a mãe, “a pediatra que a atendeu mandou fazer imediatamente outro raio X e foi logo encaminhada para Ortopedia, onde foi examinada por um ortopedista que confirmou o dedo fracturado”.
Resultado? Duas semanas de tala, e consulta externa de ortopedia marcada.
SUB não facultou nomes dos intervenientes
Indignada, a mãe sai de Faro por volta das 16 horas e dirigi-se pelas 19 horas a Vila Real de Santo António, ao SUB, onde “já apresentei reclamação no livro. Pedi o relatório médico da minha filha com o número do episódio de urgência e irei até às últimas consequências para que os responsáveis sejam responsabilizados”.
Para a mãe da criança, ou, tanto o médico como a técnica de radiologia que não detetarem a fractura, “não sabem interpretar um exame ou o exame não foi feito como deve de ser, ignorando as queixas da paciente que se queixas de um dedo específico”.
“Uma coisa é certa, as coisas não vão ficar por aqui porque não se brinca com coisas sérias e muito menos com a saúde de crianças”, desabafou a mãe a quem nem os nomes dos intervenientes do SUB de Vila Real de Santo António foram-lhe facultado quando apresentou reclamação.
Clique aqui para:
“Médico dos serviços de urgência receita dosagem de adulto para bebé de oito meses”
“Médico receita para bebé dosagem de adulto além de antibiótico desnecessário”