Abriu este domingo o autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para as pessoas com 30 ou mais anos. O pedido pode ser feito no portal da Direção-Geral da Saúde.
Primeiro, deve selecionar o local e a data mais convenientes para a vacinação. Depois, será contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local. Em terceiro lugar, tem de responder à mensagem a confirmar o agendamento e, por último, deve dirigir-se até ao local de vacinação, no dia e hora agendada.
Até agora, estava apenas disponível o pedido de agendamento da dose de reforço para as pessoas a partir dos 45 anos, que foi então alargado para os maiores de 30.
Paralelamente, continua disponível o pedido de agendamento para as pessoas com 50 ou mais anos que queiram receber a dose de reforço contra a covid-19 e/ou a vacina contra a gripe.
As pessoas com 18 ou mais anos vacinadas com a Janssen há 90 ou mais dias – isto é, há pelo menos três meses – também se podem inscrever no portal da Direção-Geral da Saúde.
MAIS DE 4 MILHÕES DE PESSOAS JÁ TÊM DOSE DE REFORÇO
No total, 8,7 milhões de portugueses têm a vacinação primária completa até à data, ou seja, as duas doses previstas. E a dose de reforço já foi administrada a 4,3 milhões de pessoas, segundo dados da DGS.
Há também mais 1.901 com o esquema vacinal primário completo, num total de 8.775.669 pessoas nessa situação.
Quanto às crianças entre os 5 e os 11 anos há mais 46 crianças nestas idades com a vacinação contra a covid-19 iniciada, num total de 300.999.
A campanha de vacinação contra a gripe administrou mais 2.971 vacinas no sábado, sendo já 2.538.698 pessoas o total de vacinados.
“Relativamente ao dia anterior, foram registadas um total de +100.619 inoculações de vacinas contra a covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe”, refere o boletim diário.
As faixas etárias entre os 70 e 79 anos e com 80 ou mais anos continuam a ser as que apresentam uma maior percentagem de pessoas com dose de reforço administrada, com taxas de 94% e 92%, respetivamente.
Entre os 60 e os 69 anos há 86% de vacinados com a dose de reforço, o que equivale a um total de mais de um milhão de pessoas nesta faixa etária.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL