O médico Michael Mosley, conhecido como o “guru das dietas”, segundo o Notícias ao Minuto, traz mais uma razão para incluir o chá verde na sua rotina diária, destacando os benefícios da bebida não apenas para a perda de peso, mas também para a saúde cerebral e cardíaca.
Num episódio do podcast “Just One Thing”, produzido pela BBC UK, Mosley partilhou a sua preferência atual pelo chá verde, destacando a presença do polifenol epigalocatequina-3-galato, ou EGCG, na bebida. Este composto, segundo o médico, oferece uma série de vantagens para o organismo, possivelmente até mais do que o chá preto ou o café.
“Sou um grande fã de chá preto, mas o que estou a beber atualmente é chá verde, rico em EGCG”, afirmou Mosley. Ele destaca que, além dos benefícios para o cérebro, essa variedade de chá demonstra impactos positivos na saúde cardíaca.
“Beber chá verde pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Além disso, os compostos do chá verde podem ajudar a queimar mais gordura visceral, que se acumula dentro dos órgãos e que tem sido associada a doenças crónicas”, explicou o médico.
Mosley destacou ainda que pesquisas indicam que o polifenol EGCG presente no chá verde pode aumentar a capacidade cognitiva e até proteger o cérebro contra doenças como a demência.
Portanto, se procura uma bebida que vá além de simplesmente satisfazer a sede, o chá verde pode ser a escolha ideal, oferecendo uma combinação única de benefícios para a saúde física e mental. Que tal um copo para aproveitar esses efeitos positivos?
Leia também: Mãe abandonou filho de 9 anos para ir viver com o companheiro. Menino nunca faltou à escola