Nunca sabemos quando vamos dele precisar para nós e, decerto, todos os dias milhares de pessoas precisam de sangue nos hospitais portugueses, nomeadamente, nos do Algarve.
A dádiva de sangue é em si mesma um acto de grande disponibilidade pessoal e de grande sentido humanitário e é, no âmbito da saúde, um dos meios que mais facilmente pode ajudar a salvar vidas todos os dias.
As necessidades de sangue e dos seus derivados são sempre prementes e constantes face aos cuidados de saúde que diariamente são prestados a todos nas unidades hospitalares e a verdade é que dar sangue é um procedimento simples e livre de riscos para maioria das pessoas.
Onde e quando pode doar sangue
Sempre disponíveis para receber os doadores de sangue, as unidades hospitalares da região têm os respectivos serviços de colheita a funcionar diariamente em Faro, de Segunda a Sexta-feira, das 8,30 às 13 e das 15 às 17, e em Portimão entre as 8.30 às 17 horas de Segunda a Sexta-feira e no primeiro Domingo de cada mês entre 8.30 e as 12.30 horas.
Todos os meses os serviços de saúde efectuam adicionalmente na região colheitas extraordinárias em vários locais e Outubro não é excepção.
Nos próximos dias 17 e 24 (Sábados) as colheitas serão realizadas no Serviço de Sangue do Hospital de Faro das 8,30 às 13 horas e no dia 31 (Sábado) nas instalações da Cruz Vermelha de Vila Real de Santo António das 9.30 às 13 horas.
Quem pode doar
De acordo com o Instituto Português do Sangue podem ser dadores todas as pessoas que tenham idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), peso igual ou superior a 50 quilogramas e hábitos de vida saudáveis, sendo sempre efectuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre a dádiva de sangue o instituto disponibiliza informação detalhada acessível na página da internet da instituição.
Dê mais oportunidade a vida e doe sangue, vai ver que não custa nada.