Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Saúde

Homem de 70 anos com crise convulsiva esperou mais de uma hora por uma ambulância para ser transportado para o Hospital de Faro

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitar, Rui Lázaro, o caso ocorreu por volta das 18:00 desta segunda-feira, na rua do Alportel, em Faro, onde o septuagenário permaneceu mais de uma hora no chão até que fosse possível ser transportado de ambulância para o hospital.

12:53 26 Julho, 2022 12:54 26 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um homem, de 70 anos, após várias crises convulsivas, teve que esperar na segunda-feira durante mais de uma hora por uma ambulância para ser transportado para o Hospital de Faro, revelou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitar (STEPH).

Em declarações à agência Lusa, o presidente do STEPH, Rui Lázaro, referiu que o caso ocorreu por volta das 18:00 na rua do Alportel, em Faro, onde o septuagenário permaneceu mais de uma hora no chão até que fosse possível ser transportado de ambulância para o hospital.

“Entretanto estava lá o Técnico da Mota de Emergência Médica de Faro, que ao fim de quatro convulsões (do paciente) sugeriu ao CODU/Centros de Orientação de Doentes Urgentes que o transporte fosse feito em carro particular, dada a gravidade da situação. O CODU acabou por enviar uma ambulância passados 55 minutos, que chegou [ao local] já depois de uma hora da chamada inicial”, precisou o responsável sindical.

Na altura da ocorrência, relatou ainda, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro estava ocupada também.

“Infelizmente, registou-se mais um caso que vem confirmar os alertas que o sindicato tem vindo a fazer ao Ministério da Saúde e também junto dos partidos com assento na Assembleia da República que provam a inexistência de meios para ocorrências de emergência, provocada pela falta de técnicos de emergência pré-hospitalar e pela falta de revisão dos fluxos de triagem que origina que as ambulâncias estejam ocupadas com ocorrências não urgentes”, contou.

A falta de técnicos de emergência origina, por seu lado, indicou, que “várias dezenas de ambulâncias não estejam operacionais” devido à ausência de meios humanos.

O dirigente sindical salientou que o STEPH já denunciou tais problemas durante o pico da pandemia por covid-19, tendo o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria confirmado que mais de 80% dos doentes que chegam aquele hospital em ambulâncias do INEM não são casos urgentes.

“Desde então, o INEM não procedeu à revisão dos fluxos, continuando a enviar ambulâncias para situações com outro tipo de reporte”, que podiam ser resolvidas com o encaminhamento para a linha Saúde 24 e para os cuidados de saúde primários.

Em comunicado, o STEPH acrescenta que “acompanha com enorme preocupação as várias situações de atrasos no envio de ambulâncias de emergência médica”, lamentando “profundamente os desfechos trágicos de alguns deste casos, bem como dos que acontecendo não são do conhecimento público”.

“A situação da Emergência Médica em Portugal é hoje insustentável, demasiado lesiva para o país e para os portugueses que dela precisam”, adverte o STEPH.

Critica a “ausência de sentido de Estado de dirigentes absolutamente incapazes de retirar consequências de tão lamentáveis e graves falhas”.

No domingo, o STEPH anunciou que vai apresentar queixa ao Ministério Público sobre os atrasos na prestação do socorro pelo INEM, avançando ter conhecimento de ambulâncias que demoraram mais de duas horas.

A queixa abrange todas as denúncias que chegam ao sindicato dos técnicos de emergência médica sobre os tempos de espera para o envio de ambulâncias do INEM para um serviço de emergência, incluindo a recente situação divulgada pelo Jornal de Notícias, em que uma mulher de mais de 80 anos esperou, esta semana, em Lisboa, mais de uma hora por uma ambulância do INEM.

Segundo o sindicato, na passada sexta-feira, um jovem de uma aldeia do interior do país com uma fratura numa perna teve de esperar mais de uma hora por uma ambulância.

Numa listagem a que a Lusa teve acesso, os técnicos de emergência médica dão conta dos tempos de espera, nas últimas semanas, para se encontrar uma ambulância do INEM disponível para prestar socorro a uma situação já triada pelo próprio INEM. Segundo essa lista, há situações em que se está mais de uma ou duas horas à espera do envio de uma ambulância, chegando a estar nesta situação várias ocorrências.

Rui Lázaro afirmou ainda que a queixa no MP vai incidir “nos atrasos do socorro, no compromisso para a vida e para socorro aos portugueses e da inação do INEM”, que “não tem feito nada” para corrigir este problema.

No domingo, o INEM anunciou que abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias que motivaram o atraso na assistência pré-hospitalar à mulher que esteve mais de uma hora na rua à espera de uma ambulância. O INEM sustenta que se “continua a registar um aumento muito acentuado da sua atividade”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Ciência Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Europe Direct Algarve

União Europeia envia bombeiros, aviões e veículos para travar incêndios em Portugal e França

15:30 6 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal recebeu 118 bombeiros e 45 veículos de Espanha, além de três aeronaves rescEU de Itália e Espanha

Ciência Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Ciência, Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Europe Direct Algarve

União Europeia envia bombeiros, aviões e veículos para travar incêndios em Portugal e França

15:30 6 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal recebeu 118 bombeiros e 45 veículos de Espanha, além de três aeronaves rescEU de Itália e Espanha

Ciência, Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Últimas Notícias

  • O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho
    O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho
  • “Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade
    “Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade
  • Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
    Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
  • Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
    Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei

Opinião

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
  • Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte
    Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal