O boletim covid-19 da Direção-Geral da Saúde dá conta de mais nove mortes, 1693 infetados e 1770 recuperados em Portugal, nas últimas 24 horas. Há atualmente 38.272 casos ativos em todo o país, menos 86 do que na véspera.
O número de infetados volta a ficar acima de um milhar — ontem foram 974, um recuo habitual às segundas-feiras, devido à menor atividade de testagem aos fins de semana. É por isso o sétimo dia nos últimos oito com mais de 1000 casos registados e importa ainda assinalar que os 1693 casos reportados estão bastante acima dos 1182 verificados na passada terça-feira.
Os óbitos têm tido uma tendência de aumento nos últimos dias, tendo-se verificado 15 no domingo e oito na segunda-feira – a média diária do mês está nos 7,3 óbitos. Seis das mortes registadas esta terça-feira ocorreram em pessoas com 80 ou mais anos, uma foi de um homem entre os 70 e os 79 anos e outras duas foram de mulheres entre os 60 e os 69 anos.
A matriz de risco, atualizada na segunda-feira, dá conta de uma subida no R(t), ou índice de transmissibilidade, para 1,16 na globalidade do território nacional e para 1,17 no continente. A incidência da covid-19 aumentou para 156,5 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 155,3 no continente, já na zona de risco moderado, que se situa entre os 120 e os 240.
Estes são os números gerais da pandemia desde que o primeiro caso de covid-19 foi diagnosticado em Portugal, em março do ano passado: 1.104.189 infeções, 18.274 óbitos e 1.053.609 doentes recuperados. Há esta terça-feira 34.541 contactos em vigilância (mais 1.557 do que na véspera).
TRÊS MORTES NA MADEIRA PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA
A região Norte registou esta terça-feira 472 novos casos de covid-19 (27,88% dos casos diários a nível nacional), justamente o mesmo número da última sexta-feira. Lisboa e Vale do Tejo sobe no número de casos em relação a esta segunda-feira (556), regressando à tendência da semana passada.
O Centro regista 388 casos (22,92% do total nacional), o Algarve fica com 131 casos (7,74%), e os Açores e a Madeira com 46 e 64 casos respectivamente – sendo que no caso dos Açores é preciso recuar até 8 de outubro para encontrar um número mais elevado (na altura, 64 casos).
Quanto aos óbitos, LVT regista três, o Centro outros três, e o Algarve um. Além disso, esta terça-feira morreram três pessoas vítimas de covid-19 na Madeira – algo que nunca tinha acontecido desde o início da pandemia.
Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:
Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:
Por último, quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que afeta mais a população idosa, o retrato do país é este:
O surto em Portugal, em gráficos e mapas
Casos ativos
Total de casos confirmados
Total de mortes
Evolução de mortes
Mortos por dia
Evolução de casos
Novos casos por dia
Gráficos e mapas do Expresso, jornal parceiro do POSTAL
COSTA ADMITE NOVAS RESTRIÇÕES PARA TRAVAR AUMENTO DE CASOS DE COVID-19
O primeiro-ministro admite que está preocupado com o aumento de casos de covid-19 em Portugal. António Costa diz, no entanto, que não prevê adotar medidas tão restritivas como nas vagas anteriores.
Questionado pelos jornalistas durante uma visita a uma escola em Rio Maior, o chefe de Governo não recusou a ideia de avançar com novas restrições para travar o aumento de novos casos de covid-19.
BASTONÁRIO DOS MÉDICOS DEFENDE O REGRESSO DA MÁSCARA OBRIGATÓRIA EM ESPAÇOS FECHADOS
O bastonário da Ordem dos Médicos defende o regresso da máscara obrigatória em espaços fechados, distanciamento social e lavagem frequente das mãos, mas não necessariamente novo confinamento.
Perante o aumento de casos de covid-19 em Portugal e sobretudo na Europa, Miguel Guimarães defende ainda um maior controlo de fronteiras, passaporte digital e testes obrigatórios à entrada.
O teletrabalho é também uma medida que já existe a ter em conta “até para descongestionar os grandes fluxos de trânsito nas grandes cidades”, sublinha.
MAIS DE 5,1 MILHÕES DE MORTOS NO MUNDO
A covid-19 provocou pelo menos 5.105.488 mortes em todo o mundo, entre mais de 253.719.560 infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse. A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças