No próximo dia 3 de Dezembro será assinalado mais um Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A Fundação Irene Rolo, em Tavira, tem preparado, para assinalar esse dia, um programa de actividades que terá início no dia 2 e término no dia 4 de Dezembro.
A primeira acção decorrerá na manhã de quarta-feira, dia 2 de Dezembro, e irá envolver um conjunto de entidades de âmbito social num “Encontro de Dança e Movimento”, que decorrerá no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho. Na parte da tarde decorrerá uma apresentação do projecto “Estufa Pedagógica”. Este projecto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I. P. centra-se na capacitação de um grupo de clientes do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e dos formandos do curso de operadores de jardinagem, do Centro de Reabilitação e Formação Profissional. Será realizada uma apresentação do projecto junto de todos os colaboradores, utentes e parceiros da Fundação.
No dia seguinte, vai decorrer a actividade ”Património sem barreiras: reconhecimento de acessibilidades”. Em parceria com o Município de Tavira, será dinamizado um primeiro roteiro cultural na cidade de Tavira, com vista ao reconhecimento das acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Este roteiro incluirá a visita ao Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira, à Igreja da Misericórdia, entre outros locais de interesse. O referido roteiro terminará na Casa André Pilarte, pelas 15.30 horas, onde decorrerá a inauguração da exposição “Super Iguais”, que estará patente ao público até ao dia 11 de Dezembro.
‘Desfile de Moda pela Inclusão’ no Tavira Gran Plaza
O momento alto do programa será no dia 4 de Dezembro, pelas 20.30 horas, com um “Desfile de Moda pela Inclusão”, que decorrerá no Centro Comercial Tavira Gran Plaza. Sendo uma iniciativa conjunta entre a Fundação e o referido Centro Comercial, contará com o apoio de prestigiadas marcas e com a presença do Dj Pete Sleev, assim como do conhecido actor Ricardo Carriço.
À semelhança da exposição fotográfica, também, o desfile de moda, são acções integradas no projecto “Comunicarte”, também este, um projecto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I. P..
“Com todas as actividades propostas procuraremos aumentar junto da comunidade a consciência dos direitos e deveres das pessoas com deficiência, assim como dos benefícios para a sociedade da inclusão destas pessoas”, afirma Macário Correia, presidente da Fundação Irene Rolo, em nota de imprensa enviada à nossa redacção.
“Acreditamos que o marketing social poderá afigurar-se como uma ferramenta muito positiva para a atenuação e estereótipos negativos associados às pessoas com deficiência, pelo que este ano houve uma aposta em iniciativas onde se privilegia a comunicação e a imagem positiva das pessoas com deficiência”, conclui.