Com a chegada do frio intenso, é imperativo adotar medidas de segurança ao utilizar sistemas de aquecimento, como lareiras e outros dispositivos. A Proteção Civil tem alertado para os riscos associados, especialmente no que diz respeito a incêndios e intoxicação por monóxido de carbono. Relembramos os conselhos essenciais para garantir a sua segurança.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa partilhou uma lista de precauções a serem seguidas durante o aquecimento, destacando a proibição de utilizar aparelhos destinados a outros fins, como braseiros ou grelhadores, para se aquecer.
Manter uma ventilação adequada nos espaços, evitar armazenar garrafas de gás em caves ou próximas a fontes de calor e certificar-se de que os equipamentos de aquecimento estão desligados antes de dormir são algumas das recomendações cruciais da entidade.
É aconselhável não dormir próximo a esses dispositivos, e, caso apresente sintomas de intoxicação por monóxido de carbono, é essencial contactar o Centro de Informação Antivenenos através do número 800250250. Em situações graves, é fundamental recorrer ao número de emergência 112.
A aplicação destas orientações contribui não apenas para o conforto durante os dias frios, mas, acima de tudo, para a segurança e bem-estar de todos.
Leia também: É permitido conduzir um carro emprestado?