Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos | Reprodução site Ordem dos Médicos
Política, Saúde

‘Está mais do que provado que temos médicos suficientes, só que não estão no SNS’ diz bastonário

Mais vagas em Medicina não resolve os problema do SNS, diz o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes

15:59 15 Agosto, 2024 15:59 15 Agosto, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, considerou esta quinta-feira que o anúncio de criação de mais vagas em cursos de Medicina é “populista e irrealista” para os problemas imediatos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Está mais do que provado que Portugal tem os médicos suficientes, só que não estão no SNS. Em vez de desviarmos as atenções com medidas de algum populismo, mas irrealistas para este momento, devemos concentrar-nos no SNS e na sua capacidade para atrair recursos humanos agora”, disse Carlos Cortes.

À Lusa, em declarações por telefone, em comentário aos anúncios do primeiro-ministro, Luís Montenegro, para a área da saúde, o bastonário da OM pediu que não se empurrem os problemas.

“O país, neste momento, não tem um problema em estudantes ou diplomados em Medicina. O país tem um problema no SNS. Não queria que, mais uma vez, caíssemos nesta falácia de fazer uma ligação direta entre o número de estudantes de Medicina e o número de médicos especialistas no SNS”, disse Carlos Cortes.

Na quarta-feira, numa intervenção na Festa do Pontal, em Quarteira, distrito de Faro, que marcou a ‘rentrée’ política do PSD, Luís Montenegro anunciou a criação de mais vagas para o curso de Medicina, de forma a compensar as aposentações dos médicos do SNS.

Esta quinta-feira, Carlos Cortes disse que “é de saudar o facto de o primeiro-ministro ter colocado a saúde como um dos temas prioritários do seu discurso”, porque “significa que está empenhado na saúde e reconhece as dificuldades que o SNS está a atravessar”, mas mostrou-se “surpreendido com as medidas anunciadas”.

“Portugal tem médicos suficientes. Portugal é, na análise da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico], dos países que tem mais médicos por 1.000 habitantes (…). Parece sempre muito simpático junto da população dizer que se vai aumentar o número […] mas o que o país precisa mais não é de mais vagas, é de medidas para atrair médicos”, reafirmou, resumindo as que considera mais urgentes.

“Melhores condições de trabalho para os médicos, valorizar a carreira dos médicos, rever as questões remuneratórias com os sindicatos e melhorar a formação e a investigação para atrair mais médicos”, enumerou.

Carlos Cortes lembrou que nos últimos 25 anos se passou de cinco faculdades de Medicina para 12, de cerca de 500 estudantes de Medicina para 1.700, e disse que Portugal tem perto de 2.000 novos diplomados em Medicina todos os anos contando com os que chegam de fora.

Segundo o bastonário, ainda este ano a Direção-Geral do Ensino Superior fez um estudo sobre as necessidades de médicos no país e chegou à conclusão que Portugal necessitava de ter mais 15 a 30 vagas novas nas Faculdades de Medicina.

“A Universidade da Aveiro vai iniciar [um novo curso] com 40 vagas e depois [nos anos seguintes] com o dobro ou o triplo dessas vagas”, acrescentou o bastonário.

Carlos Cortes alertou que no ano passado mais de 400 vagas para a especialidade ficaram por ocupar, um número que, disse, “tem crescido de ano para ano”, razão pela qual “são necessárias medidas para agora, não para daqui a 15 anos”.

“Este aumento de vagas e a criação de novas faculdades só vai ter médicos especialistas e capazes de integrar o SNS daqui a 15 anos. A promessa do primeiro-ministro não resolve os problemas do SNS de hoje, só empurra o problema”, reforçou.

Outra medida sugerida por Carlos Cortes, que criticou os “atrasos lamentáveis das ULS [Unidades Locais de Saúde] nos procedimentos concursais”, é a publicação das vagas dos hospitais para a especialidade em fevereiro ou março, antes de os médicos acabarem a especialização.

“Os médicos acabaram a especialidade em abril e em agosto e muitos deles nem foram contactados pelo SNS (…). Os hospitais privados e os do estrangeiro não esperaram por agosto para aliciarem os médicos a trabalharem nos seus quadros”, concluiu.

Leia também: Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Fernando Rodrigues sagrou-se Campeão Regional do Algarve. Crédito: reprodução Facebook NN Sport Foto (segundo GDAlcoutim)
Algarve Desporto

GDAlcoutim conquista três títulos regionais de trail em Santa Bárbara de Nexe

08:42 21 Setembro, 2026 08:42 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Fernando Rodrigues e Vera Silva sagraram-se campeões regionais de trail nos 107 km. O GDAlcoutim venceu ainda por equipas nas distâncias de 107 e 50 km

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 08:50 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Opinião

Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 21 Setembro, 2026 07:07 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O assobio de família foi caindo em desuso à medida que mudámos a maneira de viver. Primeiro vieram os telefones, depois os telemóveis, as mensagens e agora até podemos saber a localização exacta de alguém através de uma aplicação..."

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes

21:30 20 Setembro, 2026 20:51 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções no abastecimento de água estão previstas entre 21 e 25 de setembro em várias localidades portuguesas, com alguns cortes a prolongarem-se durante várias horas

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia Europa Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Nacional

Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”

21:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A viúva espanhola ficou sem a pensão de reforma de 872,37 euros após pedir a pensão de viuvez

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€

22:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Fernando Rodrigues sagrou-se Campeão Regional do Algarve. Crédito: reprodução Facebook NN Sport Foto (segundo GDAlcoutim)
Algarve, Desporto

GDAlcoutim conquista três títulos regionais de trail em Santa Bárbara de Nexe

08:42 21 Setembro, 2026 08:42 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Fernando Rodrigues e Vera Silva sagraram-se campeões regionais de trail nos 107 km. O GDAlcoutim venceu ainda por equipas nas distâncias de 107 e 50 km

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 08:50 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Opinião

Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 21 Setembro, 2026 07:07 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O assobio de família foi caindo em desuso à medida que mudámos a maneira de viver. Primeiro vieram os telefones, depois os telemóveis, as mensagens e agora até podemos saber a localização exacta de alguém através de uma aplicação..."

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes

21:30 20 Setembro, 2026 20:51 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções no abastecimento de água estão previstas entre 21 e 25 de setembro em várias localidades portuguesas, com alguns cortes a prolongarem-se durante várias horas

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia, Europa, Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Nacional

Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”

21:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A viúva espanhola ficou sem a pensão de reforma de 872,37 euros após pedir a pensão de viuvez

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€

22:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Últimas Notícias

  • Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas
    Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas
  • GDAlcoutim conquista três títulos regionais de trail em Santa Bárbara de Nexe
    GDAlcoutim conquista três títulos regionais de trail em Santa Bárbara de Nexe
  • Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data
    Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data
  • Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€
    Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€
  • Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes
    Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes

Opinião

  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento