Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Especialistas alertam: não deve (mesmo) dormir com esta peça de roupa

Dormir com certas peças de roupa pode prejudicar a saúde, promovendo infeções e desconforto: descubra os riscos que os especialistas alertam

18:50 14 Maio, 2025 17:59 14 Maio, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A escolha da roupa para dormir pode parecer um pormenor sem grande importância, mas os especialistas alertam para os riscos que podem estar associados a determinadas peças. Embora seja um hábito comum, dormir com certos tipos de roupa pode prejudicar a saúde, promovendo infeções e desconforto durante a noite. A opção pelo que se veste ao deitar pode, afinal, fazer toda a diferença no bem-estar e na qualidade do sono.

O ambiente ideal para bactérias

De acordo com o Notícias ao Minuto, a ginecologista Alyssa Dweck alertou para os riscos de dormir com roupa interior, especialmente quando esta é justa ao corpo e fabricada com materiais sintéticos. Conforme explica Alyssa Dweck ao jornal Mirror, a roupa interior apertada cria um ambiente quente e húmido, propício ao desenvolvimento de bactérias.

Este cenário é ainda mais preocupante para aqueles que transpiram durante o sono. A humidade acumulada torna-se um terreno fértil para a proliferação bacteriana, aumentando o risco de infeções, comichão e irritações contínuas na zona íntima.

Além disso, tecidos sintéticos dificultam a respiração da pele, agravando o cenário de proliferação bacteriana e aumentando o desconforto durante o sono. Segundo a mesma fonte, o uso contínuo de roupa interior apertada pode também provocar irritações na pele e até infeções mais graves em casos de transpiração excessiva.

Impactos na saúde masculina

Os homens, em particular, estão mais expostos aos riscos de dormir com roupa interior apertada. Segundo o médico Brian Steixner, citado pelo Notícias ao Minuto, o calor e o suor acumulados pela utilização de cuecas ou boxers durante a noite podem comprometer a fertilidade masculina. A elevação da temperatura na região genital pode afectar a qualidade e a quantidade de espermatozoides produzidos, criando potenciais dificuldades de fertilização.

Steixner acrescenta que, para evitar esses problemas, o ideal seria optar por pijamas soltos ou, de preferência, dormir sem roupa interior. Esta prática ajuda a regular a temperatura corporal e a promover uma melhor ventilação da região íntima, permitindo um ambiente mais saudável durante o sono.

Recomendamos: Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações

Riscos para a saúde feminina

No caso das mulheres, os riscos não são menores. Tal como referido pela fonte citada anteriormente, a utilização de roupa interior justa durante o sono pode criar um ambiente propício ao desenvolvimento de infeções fúngicas, como a candidíase. A ginecologista Alyssa Dweck explica que os tecidos sintéticos retêm a humidade, impedindo a pele de respirar adequadamente e potenciando a acumulação de bactérias.

Para evitar estes problemas, a especialista recomenda a escolha de tecidos naturais, como o algodão, que permitem uma melhor circulação de ar e ajudam a manter a pele seca. A troca diária da roupa interior e a lavagem com detergentes suaves são medidas preventivas importantes para a saúde íntima.

Recomendações dos especialistas

De acordo com o Notícias ao Minuto, os especialistas sugerem que, para melhorar a saúde íntima e a qualidade do sono, é preferível dormir sem roupa interior ou optar por peças largas e de algodão. Esta simples alteração nos hábitos noturnos pode ajudar a prevenir infeções, irritações e até mesmo problemas de fertilidade.

Além disso, é recomendado que se evite o uso de pijamas apertados e se privilegie tecidos que permitam a ventilação adequada. A higiene diária e a escolha de produtos de limpeza suaves também são aspetos fundamentais para preservar a saúde íntima.

Dormir sem roupa interior é, segundo os especialistas referenciados pelo Notícias ao Minuto, um passo simples e eficaz para garantir maior conforto e prevenir problemas de saúde a longo prazo.

Leia também: Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve Gastronomia Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve

17:30 22 Junho, 2026 17:33 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de inspeção periódica obrigatória foi a infração mais registada pela GNR, com 117 casos detetados numa semana

Algarve Ensino

UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais

09:40 22 Junho, 2026 09:38 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ranking QS 2027 analisou 8808 instituições, mas apenas 1504 cumpriram os critérios para obter uma posição internacional

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Polvo na panela.
Gastronomia Nacional

“Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo

19:40 22 Junho, 2026 22:59 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Marinhas, em Aveiro, venceu um concurso nacional de tascas com mais de 100 participantes, distinguindo-se com um arroz de polvo

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Ciência Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Fonte de vinho de Navarra, Espanha.
Europa Vida & Lazer

Lembra-se da proposta para haver “vinho canalizado” em Portugal? ‘Aqui ao lado’ há uma fonte que serve vinho grátis 24 h por dia

14:20 22 Junho, 2026 14:33 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Enquanto em Portugal a proposta de “vinho canalizado” voltou a fazer sorrir muita gente, há um lugar em Espanha onde a ideia ganhou forma

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve, Gastronomia, Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve

17:30 22 Junho, 2026 17:33 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de inspeção periódica obrigatória foi a infração mais registada pela GNR, com 117 casos detetados numa semana

Algarve, Ensino

UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais

09:40 22 Junho, 2026 09:38 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ranking QS 2027 analisou 8808 instituições, mas apenas 1504 cumpriram os critérios para obter uma posição internacional

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Polvo na panela.
Gastronomia, Nacional

“Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo

19:40 22 Junho, 2026 22:59 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Marinhas, em Aveiro, venceu um concurso nacional de tascas com mais de 100 participantes, distinguindo-se com um arroz de polvo

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Ciência, Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Fonte de vinho de Navarra, Espanha.
Europa, Vida & Lazer

Lembra-se da proposta para haver “vinho canalizado” em Portugal? ‘Aqui ao lado’ há uma fonte que serve vinho grátis 24 h por dia

14:20 22 Junho, 2026 14:33 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Enquanto em Portugal a proposta de “vinho canalizado” voltou a fazer sorrir muita gente, há um lugar em Espanha onde a ideia ganhou forma

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Últimas Notícias

  • Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
    Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
  • Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
    Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
  • “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
    “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
  • Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
    Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
  • Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
    Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas

Opinião

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
  • Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento
    Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

Europe Direct Algarve

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal